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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Tecnologia: teresopolitano cria sistema para auxiliar idosos

Objetivo do “NetoNerd” é ajudar público da terceira idade a compreender melhor os avanços tecnológicos

Vinicius Barros *

Nos últimos 10 anos, a evolução da tecnologia foi impressionante. Avanços em inteligência artificial, computação em nuvem, internet das coisas (IoT), 5G e biotecnologia mudaram drasticamente a forma como vivemos e trabalhamos. Porém, esses progressos de maneira agressiva têm dificultado a adaptação da terceira idade, que sofre para se adequar aos novos produtos e serviços. Pensando nisso, um programador de Teresópolis criou um serviço para sanar esse problema. Rondineli Oliveira, desenvolvedor do NetoNerd, um serviço técnico voltado a atender as demandas da terceira idade explicou o projeto ao Diário.“É um serviço de suporte tecnológico para ao idoso, basicamente nós prestamos assistência técnica e consultoria técnica, na área da tecnologia para as pessoas idosas”.
Rondineli comentou que durante sua formação estudou sobre um aplicativo chamando “HelpDesk”, que é basicamente um chamando de suporte para uma gama de finalidades. Após esse estudo, surgiu a ideia do NetoNerd. “A partir desse ponto desenvolvi utilizando esse conceito, porque é uma classe necessitada de suporte tecnológico. Inicialmente começamos com um site para chamarem a gente, mas vimos que os idosos estavam com dificuldade de acessa-lo, por esse motivo desativamos o site e ficamos apenas com esse conceito, ir à casa do idoso para prestar esse serviço”.
O desenvolvedor comentou que no processo criativo do nome da NetoNerd ocorreram discussões, até ele sugeriu o nome atual, sendo “Neto”, voltado para o idoso que é algo mais familiarizar e o “Nerd”, para um lado tecnológico; assim todos abraçaram a ideia. Oliveira ressaltou que apesar de estar sozinho e cobrar pela visita técnica, por enquanto ele não oferece assinaturas ou planos mensais para seus clientes, mas disse que pretende adicionar futuramente. “Com o aumento dessa demanda penso em adicionar para que o cliente não necessite pagar uma visita técnica”.
Em relação aos atendimentos, Rondineli ressaltou que a maioria dos casos o presencial é necessário, mas não descartou a possibilidade do home ofice. “Realizo o atendimento na casa do idoso de forma presencial e se necessário durante a conversa pelo WhatsApp ou Instagram, verificando a possibilidade de instruí-lo remotamente, faço esse atendimento totalmente online”.
Para saber mais sobre os serviços do NetoNerd acesse o Instagram @netonerdoficial ou entre em contato pelo número do WhatsApp (21) 97739-5867.

  • Estagiário

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Edição 07/12/2024
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