Marcello Medeiros
Na tarde da última quarta-feira (19) foi dia de celebrar a natureza e o conhecimento no Terceiro Distrito de Teresópolis. A Escola Municipal Mariana Leite, localizada em Bonsucesso, viveu uma tarde especial com a formatura de 140 novos Guardiões Mirins da Natureza pelo Programa de Educação Ambiental (PREAM) – parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e do Comando de Polícia Ambiental.
O PREAM já conscientizou mais de 400 crianças somente em 2025. A cerimônia contou com a presença de familiares, autoridades, instrutores do PREAM, professores da escola e da diretora Alessandra Serrado, além do prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos, que reforçou o compromisso do município com a educação ambiental. “E a boa notícia é que a parceria continuará no próximo semestre, ampliando as ações de educação e prevenção ambiental e formando ainda mais jovens protetores da natureza. Juntos, seguimos florestando ideias e cultivando um futuro mais sustentável para todos”, informa o Comando de Polícia Militar Ambiental.

Protegendo o futuro de Teresópolis
O Diário registrou o lançamento do projeto, em maio passado, no Centro Educacional Roger Malhardes (CEROM), em São Pedro. “Nosso cronograma é dinâmico. A ideia é transformar o PREAM em uma política pública permanente para a cidade. Estamos diante de uma grande parceria com a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Ambiental. O PREAM é parte do Teresópolis Sustentável e tem nos colocado como referência estadual em educação ambiental. Meio ambiente se aprende na prática e em sala de aula”, relatou à época o secretário municipal de Meio Ambiente, coronel Leonardo Maia.

As atividades do PREAM são ministradas por agentes da 5ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm), subordinada ao Comando de Polícia Ambiental (CPAm), que adaptam o conteúdo de forma lúdica e pedagógica para os estudantes da rede pública.
Responsável pela condução do PREAM no município, a tenente Almeida, da Polícia Militar, sublinhou a proposta pedagógica e prática da iniciativa, voltada para o desenvolvimento de um protagonismo ambiental entre os jovens. “É uma honra estarmos aqui. Teresópolis tem uma fauna e flora riquíssimas. Nosso programa visa transformar essas crianças em agentes multiplicadores — verdadeiros guardiões da natureza,” explicou. “Trabalhamos temas como o uso consciente da água, segurança pública e responsabilidade ambiental. As crianças levam esse conhecimento para casa, impactando também suas famílias e comunidades.”









