Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: Antigo espaço do Sopão deve receber arena cultural

Prefeitura diz que realizou demolição do prédio após denúncias de vizinhos

Lara Benevenuti *

Foi demolido nesta segunda-feira (04) o prédio do antigo Sopão, localizado na Avenida Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A ação foi realizada por equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, que jogou no chão prédio abandonado e tomado por vândalos desde que foi destruído parcialmente por um incêndio, em meados de 2022.

Agentes da Guarda Civil Municipal estiveram no local antes da demolição

Segundo o secretário de Obras de Serviços Públicos, Davi Serafim, a decisão da demolição foi tomada pela Prefeitura, a Guarda Municipal e a Polícia Civil, “para segurança da vizinhança após inúmeras denúncias dos moradores alegando que o prédio estava com um grande movimento de pessoas que iam para o local usar entorpecentes e fazer baderna causando medo na população que mora perto do antigo Sopão”.

Moradora do bairro há 19 anos, Janette Santos se queixa que a situação estava crítica e que ela e os outros moradores tinham medo do que estava acontecendo no que sobrou do prédio. “Havia um fluxo muito grande de pessoas estranhas circulando ali, dormindo ali, pessoas usando de moradia. A gente vê muita coisa”, frisou à reportagem do Diário. Janette diz ficar extremamente aliviada com a demolição e brinca “ser o melhor dia de sua vida”, acrescentando que tem esperança que seja construído no lugar um espaço que traga benefícios para os moradores do bairro e toda a população da cidade.

Mais uma promessa

A demolição acompanha a promessa de um projeto do Governo Federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem como objetivo a construção de uma Arena Cultural CEU para atender toda a população de Teresópolis. Segundo a prefeitura, o espaço promete ter salas para atividade física, arte e educação, trabalho e renda, o equipamento público de uso cultural e caráter comunitário. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a construção da Arena e nem a previsão para entrega no novo espaço cultural.

Em maio de 2023, Vinicius prometeu reformar e reabrir o local no segundo semestre do mesmo ano

Ideia anterior era outra
Apesar da informação, passada pelo secretário e confirmada posteriormente pela gestão através de nota divulgada pela Assessoria de Comunicação, em maio do ano passado o prefeito Vinicius Claussen, junto com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliane de Morais Leite, o secretário de Projetos Especiais, Ricardo Pereira Junior, e o vereador Maurício Lopes, fez uma vistoria técnica no prédio e anunciou um projeto de construção de um novo “Complexo de Assistência Social”, contemplando a reforma do prédio, a implementação de um restaurante popular, um centro POP e uma nova casa de passagem no local. A promessa do governo, na ocasião da visita técnica, era iniciar as atividades da casa de passagem no segundo semestre de 2023.

Prédio foi parcialmente destruído por incêndio e 2022 e desde então estava abandonado – Arquivo

O incêndio

Em 16 de julho de 2022, um Incêndio criminoso destruiu grande parte do prédio onde funcionava o abrigo municipal, conhecido como Sopão. A Associação Beneficente Sopão, que administrava o espaço, desde 1998 trabalhava na promoção da dignidade humana, através do acolhimento e fornecimento de alimento para pessoas carentes, que eram produzidos com produtos doados, além de ser à época, o único abrigo no município dedicado àqueles que não possuem moradia e acabam dormindo nas calçadas da cidade. Após o fato, os abrigados foram assistidos pela secretaria de Desenvolvimento Social, com atendimento social especializado e atendimento psicológico, e foram encaminhados para o abrigo municipal, que está funcionando de forma temporária no CRAS Barroso. Já as refeições estão sendo oferecidas no restaurante popular, no Pedrão. Nesta segunda-feira, havia quatro pessoas ocupando o prédio abandonado.

  • Estagiária. Colaborou Vinicius Barros

Edição 07/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Lavouras estão perdendo espaço para condomínios”, alerta Estufa

Natal 2024: Teresópolis recebe a “Caravana RJ pela Paz”

COMO FAZER UM MAU NEGÓCIO: Entenda como a Prefeitura de Teresópolis comprou um imóvel hipotecado por R$ 6,5 milhões

Polícia investiga venda de móveis falsificados em Teresópolis

Homem é preso por tentar vender celular roubado em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE