Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis apresenta metodologia de transformação digital na UFRJ

Evento organizado pelo Instituto Brasil Digital reuniu boas práticas de tecnologia e inovação

O município de Teresópolis foi representado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, no 7º EERS – Enrichment Experience Road Show, realizado pelo EcoSis RJ – Instância Estadual que integra o Sistema Nacional de Ecossistemas do movimento Brasil Digital para Todos, iniciativa do Instituto Brasil Digital. O evento, realizado na Inovateca no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na última terça-feira, 25, debateu diversos temas que se somam às estratégias para a transformação digital no estado do Rio de Janeiro.
Participaram dos debates o Subsecretário de Desburocratização e Governo Digital do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Martins, diversas empresas de tecnologia, universidades, lideranças da organização Brasil Digital para Todos e representantes das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação dos municípios fluminenses.
Os painéis de discussão foram distribuídos em três grupos: Painel 1: Experiências de Sucesso em Inovação e Transformação Digital do RJ reconhecidas no “Prêmio Brasil Digital Ozires Silva – 2024 tendo a apresentação do BNDES, Log-In Logística Integrada, RIOSOFT e Empresa Vibra; Painel 2: Grupos de Trabalhos do Ecossistema de Inovação do Rio de Janeiro (Letramento / capacitação digital); (Experiências / melhores práticas municipais do Estado do RJ); (Transformação digital nas empresas (Guia/Roteiro/Cartilha – em desenvolvimento); e Fomento a transformação digital (demandas e instrumentos de apoio: BNDES, Finep etc.); Painel 3: Conversa com lideranças dos Ecossistemas estaduais do movimento “Brasil Digital para Todos”.
No painel 2, que tratou sobre “Experiências/melhores práticas municipais do Estado do RJ”, o Secretário de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Cleiton Pimentel, que é vice-presidente do Ecossistema de Inovação, apresentou a metodologia de transformação digital implementada em Teresópolis. O instrumento metodológico será difundido para todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, consistindo numa pesquisa de mapeamento das práticas adotadas pelas prefeituras para a transformação digital.
A pesquisa estruturada integrará importante instrumento orientador e balizador para a integração de serviços e construção de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. “A experiência de Teresópolis é um chamamento para a integração para a transformação digital com foco no cidadão, cujas ações políticas devem se pautar na responsabilidade em garantir recursos orçamentários para os avanços da inclusão digital e desenvolvimento econômico”, frisou Cleiton Pimentel.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis aplica 1.230 doses no Dia D de Multivacinação

Atleta de Teresópolis brilha no Mundial de Powerlifting, na África do Sul

K9 da GCM de Teresópolis fica em segundo lugar em competição nacional

Ação conjunta resulta na apreensão de arma de fogo e drogas em Teresópolis

PM estuda reconduzir cinco mil policiais inativos à corporação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE