Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis busca captação de recursos para o “Natal Incrível”

O objetivo é que as empresas que pagam ICMS apoiem a realização do projeto, usando os incentivos fiscais do Governo do Estado

O Prefeito Vinicius Claussen, juntamente com os Secretários Municipais de Turismo, Maurício Weichert, e de Cultura, Cléo Jordão, reuniram, nesta sexta-feira (20), representantes das maiores empresas de Teresópolis e das associações empresariais para apresentação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (8.266/2018). Esta lei permite que empresas, contribuintes de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias) no Rio de Janeiro, patrocinem a produção cultural utilizando o incentivo fiscal concedido pelo Estado. A reunião contou com a participação do Assessor Especial da Governadoria do Estado do RJ, Rodrigo Castro, representando o Governador Cláudio Castro, e do Subsecretário de Gestão Estado de Cultura, Vitor Corrêa. Também participou a Subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural do Governo do Estado do Distrito Federal Sol Montes. 
 
No encontro, realizado na Pousada Urikana, no Parque do Imbuí, o Prefeito Vinicius Claussen apresentou um panorama do planejamento do município para a realização de eventos culturais que fomentem o turismo, uma das vocações de Teresópolis e que será essencial para o município retomar o desenvolvimento econômico como medida para recuperação da geração de empregos e ainda para estimular o sentimento de orgulho e pertencimento da população.
 
“Existem empresas em Teresópolis que chegam a pagar R$ 300 milhões por ano de ICMS para o Estado. É um recurso que as empresas já precisam desembolsar todos os meses. Mas quando esse dinheiro é pago direto para o Estado, só voltam 25% para o município. Esse encontro é para mostrar como as empresas podem usar esses recursos para patrocinar projetos de Cultura e Turismo em Teresópolis, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Casos como o de Gramado e de Campos do Jordão só se tornaram viáveis quando poder público, empresas e instituições deram as mãos e trabalharam em harmonia. Esse encontro é um grande chamado para que possamos realizar juntos projetos que possam gerar oportunidades para todos, fazendo de Teresópolis uma cidade mais humana e próspera para todas as famílias”, comentou o Prefeito Vinicius Claussen.
 
O momento central da reunião foi a apresentação do Projeto “Natal Incrível”, que o município vem idealizando desde 2019, visando o Natal de 2020, e que precisou ser adiado pela pandemia. A empresa proponente do projeto, “Histórias Incríveis” é experiente na realização de grandes eventos nacionais, como o Natal Luz de Gramado, por exemplo. O diretor artístico da empresa Edson Edermann mostrou o potencial do projeto para a geração de empregos e renda, e as vantagens para as empresas de patrocinar o evento via Lei de Incentivo Fiscal.
 
“Dentro do calendário de retomada de eventos do Governo do Estado, o “Natal Incrível de Teresópolis” é o projeto que se complementa ao Réveillon do Rio de Janeiro como os grandes eventos do fim de ano no estado do Rio de Janeiro”, afirmou o assessor do Governo do Estado, Rodrigo Castro.
 
“O Estado do RJ tem uma das leis de incentivo à cultura mais avançadas no país. Ela permite que o Estado renuncie à parte do ICMS de uma empresa para que sejam feitos investimentos em projetos culturais nos municípios. E em prol da democratização desse recurso, 20% ainda abastecem o Fundo Estadual de Cultura, para fomento a projetos de menor porte. Estamos aqui para ajudar as empresas a entenderem como ter acesso a esse incentivo, visando o fomento da atividade cultural em Teresópolis”, explicou o Subsecretário de Gestão Estado de Cultura, Vitor Corrêa.
 
“O Natal Incrível é um projeto que beneficiará toda a população, com grande geração de emprego e renda, trazendo um número expressivo de turistas e projetando Teresópolis no cenário nacional”, concluiu o Prefeito Vinicius Claussen.
 
As empresas que demonstraram interesse em apoiar o projeto “Natal Incrível de Teresópolis” participarão de encontro no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, na próxima semana, para esclarecimentos de dúvidas e assinatura de documento de interesse de patrocínio, para que o projeto possa ser aprovado para realização via Lei de Incentivo Fiscal Estadual.
 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 07/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feira Agroecológica de Teresópolis vai sendo desalojada aos poucos

Marinha envia maior navio da frota para ajudar vítimas da chuva no RS

Inscrições para o Vestibular Cederj 2024.2 abertas até o próximo dia 26

Mais de 78% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas

Congresso da Juventude reúne mais de cinco mil pessoas em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE