Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: “Café com Ideias” debate gestão e tecnologia para o varejo

Primeiro evento de 2023 apresentou muita informação e novidades para o mercado

Nina Benedito
@ninabenedito

Nesta segunda feira, dia 06, foi realizado o primeiro “Café com Idéias” do ano de 2023 com o tema Gestão e Tecnologia para o Varejo com palestra realizada pelo Ceo da Alterdata, Ladmir Carvalho, que esteve recentemente na NRF, o maior evento de varejo do mundo que aconteceu em Nova Iorque no último mês, para saber de todas as inovações para o mercado varejista. A equipe da Diário TV e O Diário de Teresópolis acompanhou o evento que mais uma vez foi realizado no Teresópolis shopping. “Todos os anos esse evento acontece em janeiro lá em Nova Iorque, é o maior evento do mundo do comércio, onde se estuda tendências, problemas, visões, comportamentos, foi muito bacana”, afirmou o palestrante Ladmir Carvalho.
Segundo ele, o evento foi especial pelo fato de estarmos no período pós-pandemia. “Muitas coisas aconteceram de problemas e já se consegue ter uma luz de qual caminho a seguir, e eu estou trazendo esse conteúdo todo pra cá”. Ainda segundo o palestrante, a intenção da participação no evento é de coletar conteúdos para orientar as pessoas que giram em torno do nosso ecossistema, do que tem que se preocupar para os próximos anos. “Existem muitas tecnologias nascendo, muitas mudanças de comportamento dos clientes, que é necessário realmente reinventar os nossos negócios”.

Desafio para o mercado
“Eu não diria nem que é em Teresópolis, mas para o mercado varejista em geral. Tem uma frase que eu vi lá e eu adorei ‘Lamento informar, mas foi na sua vez’. Durante muitos anos, décadas, os comércios funcionavam da mesma forma, gerações e gerações da mesma família, se sustentavam da mesma maneira: compravam produtos, colocavam na prateleira, o cliente entrava e comprava. ‘Lamento informar, mas foi na sua vez’, tudo agora é diferente, o mercado mudou, o consumidor não é mais aquele que era há três anos, ele não quer mais que você tenha uma loja no padrão que você tinha antes, ele não quer mais produtos que você oferecia antes, ele tem um mundo de oportunidades para pesquisar. Ele pesquisa produtos na China, nos Estados Unidos, na Europa, em qualquer lugar, se você não reinventar o negócio, você está com problemas”, destaca Ladmir.

O empresário William Braga da Pousada Terê Parque prestigiou o evento

Mudanças do mercado
Também segundo ele, a grande maioria dos empresários ainda não virou a chave de compreender que tudo gira agora em torno de um ecossistema, e não mais no entorno da sua loja. A extensão da sua vitrine são as redes sociais, assim como a extensão do balcão, é o e-commerce. “Teresópolis tem uma coisa maravilhosa que ela consegue atrair turistas pela beleza da cidade, por tudo que nós oferecemos aqui, mas o comércio tem que estar compatível com o que tem de mais moderno no mundo, porque se ele vem aqui passear, e encontra um comércio ultrapassado, ele não volta mais. Então, é muito importante, é parte da estratégia nossa, fazermos uma cidade rica, pujante, e com bastante oportunidade para todos, com um comércio sólido, e isso, depende de estar antenado a conceitos mais modernos e mais atuais, que sem sombra de dúvidas que num evento desse a gente começa a compreender o caminho das coisas”.

Alexandre Herculano da XP Investimentos em Teresópolis destaca as oportunidades do mercado financeiro

Reflexo nos investimentos
Segundo o consultor de investimentos, Alexandre Herculano, da XP Investimentos em Teresópolis, o varejo atinge diretamente o mercado financeiro. “Se o varejo estiver bem, os empresários estão bem, os funcionários estão bem, o mercado está bem, e isso impacta positivamente o nosso investimento”, afirma. “O mercado ainda encontra-se muito turbulento, com várias questões ainda que não temos muita definição , como por exemplo, a Guerra, a abertura econômica da China, a própria política fiscal do Brasil, inflação nos Estados Unidos com risco de recessão, então a gente tem muitas oportunidades hoje no mercado para investimento, principalmente na renda fixa que aqui no Brasil está com a taxa muito alta, de 13.75% ao ano, e a gente tem atendido bastante clientes lá com pedido de montar carteira, então, estou percebendo muitas oportunidades no mercado atualmente, mesmo com esses quatro pontos que eu sinalizei que estão ainda sem definição”, explica.

Representante da Câmara de Dirigentes Lojistas Ana Maria Machado

Adaptação à nova realidade
Representando a Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis, Ana Maria Machado falou sobre a importância do primeiro “Café com Idéias” do ano. “Trazer informação nova, depois de tudo que a gente passou, eu acho que é fundamental. Quem perde uma oportunidade dessa, fica para trás. O ‘Café com Ideias’ sempre traz um tema que vai ajudar tanto o empresário quanto os colaboradores. A gama de informações que é necessário absorver, trazer para o seu negócio e os seus colaboradores entenderem que tudo mudou de 2020 pra cá, e que você tem que se adaptar a nova realidade”.

O empresário William Braga da Pousada Terê Parque prestigiou o evento

Mudanças de 2023
Segundo o empresário William Braga, da Pousada Terê Parque, o tema apresentado na palestra é muito relevante para os empresários. “Falar do varejo, do que acontece, das tendências mundiais, tecnologia, isso é importantíssimo pra gente, e o palestrante tem um conhecimento muito grande porque o que vai agregar para cada um de nós, seja do varejo, de qualquer segmento de negócio”, afirma. “Essas eleições mexeram muito com a gente, de formas positivas e de forma principalmente negativas, porém, temos que olhar pra frente, não dá mais para ficar olhando pra trás, temos que fazer a nossa parte, então, se você for empresário e não fizer a sua parte, se você não gerar emprego, se você não procurar crescer, o país não cresce, e aí é que vai ser ruim. O ano já começou, a gente tem novos planos, e grandes planos, e se Deus quiser, será um bom ano”, conclui.

Presidente da ACIAT Felipe Coelho fala com orgulho do Café com Ideias

Retomada do ano
Presidente da ACIAT, Felipe Coelho diz que a expectativa é muito grande para os negócios neste ano, e ressalta a importância do “Café com Idéias” para os empresários e para os colaboradores também. “Esse evento já marcou a história da cidade, já tem 15 anos, está servindo de inspiração para muitas pessoas, uma grande rede de relacionamentos, muitas pessoas desenvolveram negócios nesse evento, e sempre trazemos informação, muito conteúdo de qualidade. Ladmir é um palestrante excepcional e o tema é super relevante”.

Compartilhe:

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE