Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis capacita educadores da rede municipal na área de saúde

Prevenção ao tabagismo será o primeiro tema a ser trabalhado no projeto em parceria com o INCA

Marcado para estas quinta (28), e sexta-feira (29), o 1º Simpósio sobre o “Saber Saúde”, programa criado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) a fim de promover hábitos saudáveis voltados aos alunos das escolas municipais. O simpósio será realizado no auditório da empresa Alterdata (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 227), na Tijuca. O objetivo é capacitar diretores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino para que coloquem a iniciativa em prática, através do Programa Saúde na Escola (PSE). A prevenção ao tabagismo será o primeiro tema a ser abordado na formação dos educadores, para ser trabalhado em sala de aula.
 Entre os palestrantes, estão profissionais das secretarias municipais de Saúde de Teresópolis e de Petrópolis, da Secretaria de Estado de Saúde e do Instituto Nacional do Câncer. Mesas redondas e dinâmicas de grupo fazem parte da programação. Na quinta-feira, 28, o evento será realizado de 8h às 16h30, e na sexta-feira, dia 29, acontecerá de 8h às 15h30.

Os programas
Saber Saúde: foi criado pelo INCA para promover hábitos saudáveis voltados às crianças, adolescentes e jovens. São abordados temas como tabagismo, uso de álcool, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física e sexo sem proteção e fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer.
Saúde na Escola: Teresópolis aderiu este ano ao PSE. O programa foi criado pelo Governo Federal como uma política entre os ministérios da Saúde e de Educação para promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
Programa Municipal de Controle do Tabagismo: atuante há 16 anos, realiza reuniões semanais e mensais com os fumantes, na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca. São feitas entrevistas individuais e eles participam de encontros durante três meses. Quem se compromete a parar de fumar, passa para um grupo de manutenção, onde tem acompanhamento durante 18 meses.

Tags

Compartilhe:

Edição 04/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Caixa de Fósforos, a “pedrinha equilibrista” do PETP

O encanto do agroturismo fungífero em Teresópolis

Câmara exige do prefeito de Teresópolis o cumprimento à lei

Dom Joel Portela visita creche construída pela Igreja Católica em Teresópolis

Prefeito cancela lei municipal que proíbe o fechamento de avenidas para a realização de festas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE