Na última quinta-feira (07), a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher promoveu, na sede da OAB Teresópolis, um evento solene em comemoração aos 19 anos da Lei Maria da Penha e aos seis anos de atuação da Patrulha Maria da Penha no município. A cerimônia reuniu autoridades, profissionais da segurança pública, lideranças femininas, membros da rede de proteção à mulher e representantes da sociedade civil. O encontro teve como objetivo celebrar os avanços na proteção dos direitos das mulheres e reforçar o compromisso coletivo no combate à violência doméstica e familiar.
Durante o evento, foi relembrada a trajetória da Lei Maria da Penha, sua missão, conquistas e impacto na vida de milhares de mulheres em situação de violência. “São quase duas décadas de compromisso, proteção e coragem. Este é um momento de honra, de memória e de reafirmação do nosso pacto social pela vida das mulheres”, destacou a Secretária Municipal dos Direitos da Mulher, Kátia Borges.
Representando o Prefeito Leonardo Vasconcellos, Kátia parabenizou o trabalho da Patrulha Maria da Penha em Teresópolis. “O Prefeito sempre demonstra preocupação com a pauta da mulher, com a rede de apoio e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a nossa classe. Que orgulho imenso eu tenho de vocês. Onde quer que eu vá, nunca escondi que fui vítima de violência. Usei todos os equipamentos da rede e, por isso, preparei este evento com muito carinho, como forma de gratidão. A patrulha vai muito além de fiscalizar medidas protetivas, ela transforma vidas.”, disse Kátia, acompanhada das secretárias municipais Tenente-Coronel BM Mariana Antunes (Defesa Civil) e Graça Granito (Assistência Social e Direitos Humanos), além de toda a equipe técnica.
Teresópolis conta com uma rede articulada de atendimento e acolhimento às mulheres vítimas de violência. O município se destaca como referência na implementação de políticas públicas efetivas em defesa dos direitos das mulheres, sendo pioneiro em ações integradas que garantem proteção, dignidade e acesso à justiça para quem enfrenta situações de violência. Essa rede é fruto do comprometimento de diversas instituições que atuam de forma conjunta e coordenada, oferecendo apoio humanizado e eficaz.
O presidente da OAB – Subseção Teresópolis, Dr. Édio de Paula Ribeiro Júnior, ressaltou os avanços da rede de proteção, “A OAB estará sempre de portas abertas na defesa dos direitos da mulher. Vocês são verdadeiros guardiões da vida. Parabéns pelo cuidado e respeito com nossas mulheres vítimas de violência.”, disse o Édio, acompanhado da Vice-presidente, Gisele Victer Dias Tamer e da Juíza Marcela Assad, titular da 2ª Vara Criminal. A presidente do Conselho, Isabel Kwiatkovski, reforçou o valor do trabalho em equipe. “Vocês são o carinho que alcança a mulher agredida. Que continuem com esse trabalho de excelência.”

Patrulha Maria da Penha
Em setembro deste ano, a Patrulha Maria da Penha, do 30º Batalhão de Polícia Militar, completa seis anos de atuação em Teresópolis. São seis anos de compromisso, dedicação e trabalho incansável na proteção das mulheres em situação de violência. Ao longo desse período, a Patrulha se consolidou como referência no acolhimento humanizado, na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas e no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Mais do que uma ação de segurança pública, a Patrulha Maria da Penha é um símbolo de empatia, coragem e esperança para muitas mulheres. O trabalho segue crescendo, salvando vidas e garantindo dignidade a quem mais precisa. “Atuamos desde 2015 e temos muito orgulho em dizer que implementamos uma nova forma de policiamento: mais acolhedora, mais humana. Muitas vezes nos disseram que o serviço não era necessário, que a violência contra a mulher era ‘mimimi’. Mas seguimos em frente. Combatemos a raiz da violência, que é o machismo. Educamos nossos filhos de forma igualitária e mostramos às meninas que elas podem ser o que quiserem”, destacou a PM Gisele Carvalho Pires Ferreira, em nome da equipe.
A vereadora Márcia Valentim reforçou a importância da Patrulha. “Maria da Penha não deu apenas nome à lei, mas força e coragem às mulheres. A Patrulha dá voz às vítimas e mostra que a lei funciona, que o agressor será punido. Vocês fazem a diferença”. Durante o evento, os integrantes da Patrulha Maria da Penha receberam certificados e troféus em reconhecimento à dedicação diária à proteção da vida das mulheres de Teresópolis.

REDE DE PROTEÇÃO À MULHER EM TERESÓPOLIS
Toda mulher merece viver sem medo. Por isso, a cidade conta com uma rede de atendimento articulada e eficaz. Em caso de violência, denuncie:
- Patrulha Maria da Penha – (21) 97659-8931
- Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher – Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (Várzea) – Segunda a sexta, das 9h às 18h
- Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM) – PSF do Meudon – Segunda a sexta, das 8h às 14h
- Posto Avançado de Apoio à Mulher (PAM) – Rodoviária (Espaço do Fraldário) – Todos os dias, das 8h às 20h
- Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM) – 110ª Delegacia de Polícia (Alto) – Todos os dias, das 8h às 20h
- Sala Lilás – Av. Alberto Torres, 569 (Alto) – Todos os dias – Atendimento 24h.