Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis celebra Santo Antônio, um dos seus padroeiros

Programação conta com missas no bairro do Alto e a tradicional procissão

Maria Eduarda Maia

Conhecido por ser o santo casamenteiro e o pai dos pobres, Santo Antônio é uma importante figura para o catolicismo brasileiro e ainda mais para Teresópolis, por ser um dos padroeiros do município, sendo comemorado com muitas celebrações pela comunidade católica. Como de costume, a festa do ‘santo casamenteiro’ dura 14, sendo os 13 iniciais de preparação para o Dia de Santo Antônio, data escolhida para homenagear o da de sua morte, que ocorreu em 13 de junho de 1241. “Este santo é o mais querido do Brasil e talvez de muitas partes do mundo, sem contar Lisboa e Pádua. A preparação para as festas de Santo Antônio sempre começa no dia 31 de maio para o grande dia 13 deste mês. Durante esse tempo tudo está acontecendo em um grande festejo junino”, contou Padre Jorge Medeiros, atualmente à frente da paróquia de Santa Teresa, mas que por muitos anos foi o responsável pela igreja de Santo Antônio.

“Vamos todos lá, para festejar, participar e rezar, pedindo a ele a graça que você almeja para sua vida, família e principalmente rezar pela nossa cidade tão amada e querida de Teresópolis”, convidou Padre Jorge Medeiros. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Durante esta semana, a Igreja de Santo Antônio, localizada no bairro do Alto, segue firme com a trezena do ‘santo pai dos pobres’ com a seguinte programação de missas, todas às 19h: terça-feira (10), com o Padre Rodney Henriques; quarta-feira (11), celebrada pelo Padre Pierre Maurício; e, para encerrar a preparação para o Dia de Santo Antônio, quinta-feira (12), com o Padre Luiz Carlos Vitorino (Luizinho).

A festa encerra no dia 13 de junho, o Dia de Santo Antônio, quando acontecerão cinco missas na Igreja do santo, no Alto: 7h, celebrada por Padre Marcelo Henrique; 8h30, com Padre Antônio Carlos de C. Araújo; 11h, celebrada por Dom Joel Portella Amado; 15h, com Padre Jorge Medeiros; e, para encerrar, às 18h com o Padre Renato Andrade. Após a missa, acontece a tradicional procissão com a imagem do santo pelas ruas do Alto. “Vamos todos lá, para festejar, participar e rezar, pedindo a ele a graça que você almeja para sua vida, família e principalmente rezar pela nossa cidade tão amada e querida de Teresópolis”, convidou Padre Jorge.

Ligação com Teresópolis
A relação do santo com Teresópolis vem de quando nessa região existia um pequeno povoado denominado Freguesia de Santo Antônio do Paquequer. A primeira igreja matriz da então freguesia foi criada em 1855, na antiga Rua Bragantina, localizada em frente de onde hoje temos a Praça Nilo Peçanha, no Alto. Em 1934 foi construída pela família Sloper, em estilo nórdico, uma nova igreja dedicada ao Santo Antônio, na avenida principal do bairro. O aumento das celebrações e no número de devotos estimulou a adequação do templo que hoje conta com amplo e moderno centro de celebrações.

Fama de Santo casamenteiro
A fama de ser um santo casamenteiro foi atribuída após um milagre, mesmo depois da morte dele. Conforme a lenda, uma moça de Nápoles queria se casar, mas não tinha o valor do dote, que como de costume na época, a família da noiva deveria entregar à família do noivo. Foi então que a mulher teria recorrido a Santo Antônio. A divindade teria aparecido e lhe dado um bilhete que deveria ser entregue a determinado comerciante. No bilhete estava escrito que o trabalhador desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do bilhete. Julgando irrisório o peso do bilhete, o comerciante aceitou, mas, quando colocou o bilhete num dos pratos da balança, foi preciso que se colocasse no outro 400 escudos de prata. O comerciante logo se lembrou o que havia prometido a Santo Antônio no mesmo mês.

Edição 22/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis aplica 1.230 doses no Dia D de Multivacinação

Atleta de Teresópolis brilha no Mundial de Powerlifting, na África do Sul

K9 da GCM de Teresópolis fica em segundo lugar em competição nacional

Ação conjunta resulta na apreensão de arma de fogo e drogas em Teresópolis

PM estuda reconduzir cinco mil policiais inativos à corporação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE