Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis Convention elege nova diretoria e apresenta projetos

Associação é responsável pelo fomento do setor de turismo em nosso município

Nina Benedito
@ninabenedito

O Convention & Visitors Bureau é uma organização cooperativa sem fins lucrativos que representa toda a cadeia econômica local, reunindo empresas e associações do trade turístico e age como órgão de suporte e dinamização em conjunto com vários setores.  Os Conventions são reconhecidos mundialmente como receita de sucesso para o fomento da atividade econômica e do turismo em uma cidade. Em Teresópolis, aconteceu recentemente a eleição da nova diretoria do TC&VB, que planeja algumas mudanças e novas estratégias para o fomento do turismo local.  Em recente participação no “Programa da Nina”, na Diário TV, Ricardo Augusto Rodrigues, gerente geral do Hotel Le Canton, eleito o novo presidente do Convention falou sobre o grande desafio de comandar a associação. “É um prazer poder estar representando essa associação de peso e que é internacional. Tive essa oportunidade, depois de dois mandatos na diretoria, de assumir a presidência e espero poder contribuir para fomentar o turismo na cidade”, destacou. Ricardo trabalha em hotelaria há cerca de 20 anos e afirma viver intensamente a atividade, já que atualmente ocupa o cargo de gerente geral de um dos maiores resorts do Brasil, que fica localizado aqui em Teresópolis, o Le Canton.  “O hotel vive 24 horas por dia, o cliente está ali o tempo todo, a recepção é full time, mas estou tentando me organizar cada vez mais para conseguir abraçar essa oportunidade, e avançar com bastante propostas que estamos planejando para esse mandato”, relata. Ainda segundo Ricardo, o turismo, apesar de ser muito ligado à hotelaria, também está representado por vários trades e segmentos. “Turismo é comércio, é gastronomia, e a gente acredita muito nisso, e é uma das propostas que a gente está projetando para poder desenvolver nesse mandato”.

A nova diretoria
Com a eleição do corpo social da Associação, boa parte da equipe de trabalho permanece no Convention e muitas pessoas foram convidadas a compor o time. Com algumas mudanças nas cadeiras e criação de algumas pastas importantes, a nova diretoria foi composta da seguinte forma: O empresário Pedro Alves ficou na vice presidência; A CEO da Ecoplay Tour, Julianna Rocha, é Diretora Secretária; o Guia de Turismo Henrique Silva fica como Diretor de Turismo;  Flávio Gueiros é Diretor de Marketing; como Diretora de Hotelaria, Andressa Costa, que atualmente é gerente do Hotel Intercity; o Promotor de Eventos Azra El Akbar assume como Diretor de Eventos; Fabiano Ferreira como Diretor Financeiro; Cristina como Diretora de Gastronomia; o empresário Pedro Turl como Diretor de Comércio e Serviços; e, na Diretoria Consultiva, além de Vânia Baddini, que é Presidente do Pólo Gastronômico, também assume o Agente de Viagens Fábio Costa Velho. 

As propostas
“Uma das propostas que nós fizemos na última reunião é de tentar aproximar a gastronomia do Convention, porque não existe turismo sem gastronomia. Conseguimos trazer o Pólo Gastronômico para dentro do Convention, onde a Cristina vai representar a diretoria, e a Vânia estará dentro do Conselho do TCVB. Nós montamos um conselho diferente para esse mandato que passa de Conselho Consultivo para um Conselho Diretor, e dentro dele nós temos algumas pessoas importantes da Gastronomia como a própria Vânia Baddini. Temos o Fábio Costa Velho, que também está nesse conselho, e vamos ter Consultoria Jurídica, de Turismo, de Eventos, porque a gente entende que precisamos fomentar e unir forças para que nesse momento de pandemia, que acreditamos já estar diminuindo, comecemos a voltar a captar eventos, a trazer investimentos para a cidade”, explica o Presidente.

Planejamento estratégico
“Iniciamos no dia 23 de outubro a nossa reunião de Planejamento Estratégico da Diretoria, para começarmos a estruturar e construir um planejamento para 2022. Um dos três pilares que consideramos importante é a captação de eventos e investimentos para a cidade, porque isso atrai o turista, é divulgar cada vez mais Teresópolis para outras cidades fora do Rio de Janeiro, precisamos começar a expandir nosso turismo para outras cidades, outros estados para que a gente consiga captar novos clientes, enfim, ‘vender Teresópolis’ como um todo, e trabalhar forte no Trade gerando investimentos, gerando fomento para essa atividade em geral”, explica Ricardo.

Associação dos Guias
“Estava para se criar uma associação de Guias de Turismo da cidade e a gente conseguiu trazer para dentro do Convention e unir mais essa força e desenvolver cada vez mais essa área de turismo receptivo dentro da cidade. O receptivo é muito importante e o Henrique Silva, Diretor de Turismo e que é Guia de Turismo, vem para nos ajudar a representar essa turma dentro da associação”, pontua Ricardo.

Turismo para teresopolitanos
É muito comum o morador local dizer “que Teresópolis não tem nada para fazer”, quando, na verdade, temos uma infinidade de oportunidades de passeios, lazer e turismo.  “É um público muito importante, é uma das coisas que eu tenho conversado muito com o Azra, que representa a parte de eventos, uma das estratégias inclusive é criar um calendário de eventos anual em parceria com a Secretaria de Turismo da cidade, porque precisamos andar juntos com o Poder Público. A proposta é criar e captar eventos para a cidade para que se consiga atingir todo o público, não só o público local, mas que a gente consiga cada vez mais trazer o turismo para dentro da cidade, fortalecer todo mundo de uma forma geral”, afirma Ricardo Rodrigues.

Recursos para o destino
Quando falamos de turismo, de evento, estamos falando de recursos para Teresópolis, envolvendo postos de trabalho de todas as áreas e gerando renda. “Oxigena a cidade como um todo. O turista quando vem a cidade, ele quer ir ao comércio para comprar, ele usa táxi, Uber, ele quer conhecer os pontos turísticos, comer em um bom restaurante, enfim.  E aí começa a fomentar a cidade, trazer dinheiro novo, e você consegue fazer não só que os nossos mantenedores , mas também em geral todo o comércio da cidade comece a enxergar isso com olhos positivos”, lembra o Presidente do TVC. 

Receber bem os turistas
Ainda de acordo com o Presidente do Convention, não basta somente um bom treinamento na área do turismo receptivo, mas uma mudança de cultura se faz necessária. “As pessoas precisam enxergar Teresópolis como uma cidade turística, precisamos buscar referências de outros cases de outras cidades que são fortes nesse segmento, que entregam uma prestação de serviço de qualidade, e vai desde a mudança de cultura do cidadão teresopolitano, até mesmo a parte de capacitação que é uma das estratégias que está dentro do planejamento do Teresópolis Convention para 2022. Além de captar eventos na área de treinamentos para que a gente possa dar essa oportunidade aos moradores da cidade de participar desses treinamentos e a gente começar cada vez mais desenvolver e capacitar essas pessoas”.

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE