Nesta quinta-feira, 27, a Secretaria Municipal Saúde anunciou Feso o credenciamento do município de Teresópolis para a realização de procedimentos cardíacos pelo Sistema Único de Saúde. O novo setor de hemodinâmica, também chamado de cardiologia intervencionista, funcionará no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano – HCTCO e atenderá pacientes que necessitem de tratamentos e intervenções mais complexas. A previsão é de que os atendimentos sejam iniciados a partir de abril de 2025.
A proposta de implantação do serviço foi levada ao Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS), equipamento do Ministério da Saúde, responsável por facilitar e agilizar os pedidos de recursos para custeio, implantação, habilitação ou credenciamento de equipes, unidades e serviços em saúde, com o apoio do Deputado Federal Lindbergh Farias. A partir de agora, procedimentos como cateterismo, tratamento de infartos; angina (dores no peito); obstruções nas artérias do coração; aneurismas; malformações congênitas; arritmias graves e disfunções valvares poderão ser feitos no município, sem a necessidade de transferência para outras cidades, oferecendo aos pacientes mais conforto através de um tratamento menos traumático e uma recuperação mais rápida.

Apoio necessário para a conquista
O Prefeito Leonardo Vasconcellos falou sobre a conquista inédita: “Desde o primeiro dia do nosso governo nós estamos lutando para reconstruir a saúde de Teresópolis e trazer procedimentos dessa complexidade para a nossa cidade, para que as pessoas não precisem ir para outros municípios para realizarem procedimentos que podem ser feitos aqui e hoje nós conseguimos. Essa conquista significa muito e é a primeira de inúmeras outras que novidade que iremos trazer para a saúde de Teresópolis”.
“Nunca houve em Teresópolis uma estrutura desse nível de complexidade para atender a população que necessita de atendimentos cardíacos e trazer esses atendimentos para a nossa população, de maneira totalmente gratuita, pelo sus, é uma conquista enorme e que deve ser comemorada. Gostaria de agradecer ao nosso prefeito que vem articulando sobre isso desde o primeiro dia de governo, e também ao deputado Lindbergh Farias, que foi um agente importante para que conseguíssemos trazer esse serviço para a nossa população”, declarou o Secretário Municipal de Saúde, Fábio Gallote.
Atendimento referência no HCTCO
A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) destacam que essa habilitação representa um marco para a cidade de Teresópolis, já que a população passará a contar com acesso a procedimentos de alta complexidade essenciais para a saúde cardiovascular. “O HCTCO, mais uma vez, sai na frente, reafirmando seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população. Esta é uma conquista imensurável para todos: para o nosso hospital, que segue crescendo e se modernizando; para o município de Teresópolis, que agora conta com um serviço de excelência; e, principalmente, para a população, que passa a ter acesso a atendimento especializado em Cardiologia pelo SUS”, afirmou Luís Eduardo Possidente Tostes, Diretor-Geral da Feso, destacando o apoio fundamental do prefeito de Teresópolis e do deputado federal Lindbergh Farias.
“Há três anos buscávamos essa autorização junto ao Estado e ao Ministério da Saúde e, finalmente, com o apoio essencial do prefeito e do secretário de Saúde, conseguimos. Juntos, superamos desafios e garantimos que a população de Teresópolis tenha acesso a um atendimento de excelência, com tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados”, destacou a Dra. Rosane Costa, Diretora-Geral do HCTCO.