Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: Debate mexeu com a intenção de votos, apontam pesquisas registradas

Na pesquisa de antes do Debate OAB/Diário, Tricano tinha 7 pontos de vantagem e agora 2

Wanderley Peres

Ao contrário de eleições anteriores, O DIÁRIO não encomendou pesquisas eleitorais esse ano. Em 2008, o jornal contratou o Instituto GPP, que apontou Jorge Mario, Tricano e Faria, pela ordem, previsão que se confirmou nas urnas e, em 2012, o instituto Ibope foi o contratado pelo DIÁRIO, que encontrou os votos de Tricano, Arlei, Salomão e Rosário, nessa ordem, outra pesquisa que também se confirmou. Foram as únicas pesquisas que se confirmaram, entre as tantas publicadas na imprensa nessas duas eleições, quando diversas outras pesquisas induziram os eleitores a erro, levando até candidatos à inelegibilidade por conta das mentiras contadas.

A contribuição do DIÁRIO esse ano, de 2024, foi pelo maior esclarecimento do eleitor, fazendo-o conhecer melhor os candidatos, a prefeito e vice. Alex Castellar, Beique San, Júlio Rocha, Leonardo e Tricano e seus vices Davi Serafim, Mônica Medrado, Dr. Maurílio, Afaf Ribeiro e Rico Portilho, todos os 10 candidatos à Prefeitura de Teresópolis foram ouvidos em programas com duas reprises, e falaram à vontade sobre os seus projetos e intenções caso alcançassem o cargo almejado, em mais de 30 horas da programação da emissora de tevê. O DIÁRIO também organizou com a Ordem dos Advogados do Brasil o Debate Diário/OAB, que chegou aos lares teresopolitanos pela RCA Canal 4, e que só no Yotube foi assistido por mais de 20 mil pessoas.

Faltando três dias apenas para a eleição, e diante da enxurrada de notícias falsas sobre a preferência do eleitor pelos candidatos a prefeito, que um deles será o eleito no domingo, 6, O DIÁRIO repercute hoje duas pesquisas alheias, publicadas pelos jornais O Dia e Última Hora, ambas autorizadas pela Justiça Eleitoral.

PESQUISA O DIA DEU TRICANO COM 38% E LEONARDO 31%

Divulgada nesta quarta-feira, 2, pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Ágora Pesquisas, deu ao candidato a prefeito Mário Tricano (PP) 38% dos votos válidos. Leonardo Vasconcellos (União) aparece em segundo, com 31%; Júlio Rocha (Agir) tem 18%, Alex Castellar (PL) 12% e Beique San (PSol) 1%. Os votos válidos já desconsideram bancos e nulos. Essa pesquisa foi registrada no TSE sob o número RJ-07044/2024 e entrevistou 400 pessoas no município de Teresópolis, entre 16 e 79 anos de idade, amostra permite um nível de confiança de 95% com margem de erro de 4,89% para mais ou para menos.

Nesta pesquisa, feita para o jornal O DIA na quinta-feira, sexta-feira e sábado, dias 26, 27 e 28 de setembro, na semana passada, maior parte dela antes da realização do programa de Debates entre os candidatos a prefeito, realizado pela OAB/Diário na noite do dia 27; na “induzida”, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, incluindo brancos e nulos, Tricano teria 30% contra 24% de Leonardo e 14% de Júlio Rocha e 5% de Alex Castellar. Beique San não é citado e não sabem ou não responderam 43% dos entrevistados.

Na espontânea, quando não são mencionados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Tricano tem 25% das intenções de votos, seguido por Leonardo Vasconcellos com 16%, Júlio Rocha tem 9% e Alex Castellar 5%. O candidato Beique San não foi mencionado pelos entrevistados, nessa forma de pergunta. Não sabem ou não responderam 43% dos eleitores.

ÚLTIMA HORA DÁ TRICANO COM 30,8% E LEONARDO COM 29,4%

O último levantamento de intenção de voto em Teresópolis, registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RJ-09655/2024, foi realizado no dia 30 de setembro de 2024, pela NCF Pesquisas, ouvindo 500 eleitores nos três distritos, proporcionalmente. Com margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, a pesquisa traz números que apontam para uma disputa voto a voto.

Na estimulada, Tricano (PP) tem 30,8% das intenções de voto, seguido de Leonardo (União) 29.4%, diferença de 1.4%, o que representaria um empate técnico. Em terceiro, aparece Julio Rocha (Agir) com 15,2%, seguido de Alex Castelar (PL), com 11,2%. Beique San, do PSol, tem 1,2%. Eleitores intencionados em anular os votos ou votar em branco são 5,2% e 7% não quiseram responder.

Na expontânea, o quadro se repete de forma aproximada. Tricano tem 28,40%, Leonardo Vasconcellos 26,20%, Júlio Rocha 14,20%, Alex Castellar 10,20%, Beique San 0,60%, não opinando 20,40%.

A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos, revelando que Tricano, apesar de liderar as intenções de voto, também é o mais rejeitado, com 30,6% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Alex Castellar aparece em segundo lugar na rejeição, com 13,8%, seguido por Leonardo Vasconcellos e Beique San, ambos com 12,2%, e Julio Rocha com 7%.

Prefeito que tem candidato à sucessão, Vinícius foi avaliado pelo instituto NCF Pesquisas. Apenas 7% avalia a administração municipal como boa e menos de 1% como ótima, 41,4% respondendo que o governo é regular, enquanto 28% o avaliam como ruim e 17% como péssimo.

ALEX E JÚLIO REAGEM

Reagindo às pesquisas desfavoráveis às suas candidaturas divulgadas nesta quarta-feira, 2, em Teresópolis, realizadas pelos institutos NCF e Ágora, os candidatos Júlio Rocha e Alex Castellar gravaram vídeos para questionar os levantamentos de intenção de votos, devidamente registrados e liberados pela Justiça Eleitoral para divulgação.

Júlio reclamou da pesquisa divulgada pela Última Hora, feita pela NCF, enquanto Alex, do instituto Ágora, onde ambos aparecem em terceiro e quarto lugar, distantes dos dois primeiros colocados.

“Na reta final, última semana de campanha, muitas denúncias com relação às pesquisas eleitorais, em especial a pesquisas fraudulentas. Agora, em Macuco e Trajano, foram canceladas, pela Justiça Eleitoral, pesquisas do instituto Ágora. Não se confunda, o voto é na urna, o voto é na rua”.

PESQUISA IMPUGNADA CONTINUA PROIBIDA

Contratada junto ao Instituto Data Marks, pela empresa Gazeta Rio, pesquisa de intenção de voto do teresopolitano impugnada na última segunda-feira, pela coligação Teresópolis pode muito mais, teve proibida a sua publicação, prevista para esta quinta-feira, 3. O instituto contrato pelo jornal, que é do Rio de Janeiro, e o interessado pela divulgação do resultado, recorreu ao juízo, pedindo a reconsideração, que até as 21h desta quarta-feira, 2, não havia sido concedido pela juíza eleitoral da Comarca.

IMPUGNAÇÃO REJEITADA

O candidato Alex Castellar, do PL, representou na Justiça contra a pesquisa do jornal O DIA, que o coloca em quarto colocado. Reclamou da falta de identificação individual dos entrevistados, o que favoreceria a fabricação de números; e ainda, do plano amostral, “sem comprovação nos autos, a qual, por óbvio, não merece prosperar”, decidiu o juízo ao indeferir o pedido, “visto que não há falha apta a ensejar o acolhimento da pretensão deduzida na inicial, de forma liminar; cabendo à Representada, em caso de eventual divulgação de pesquisa fraudulenta, arcar com a responsabilidade civil e criminal”.

Edição 04/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dicas de atividades com as crianças em Teresópolis

Fiscalização do TRE apreende jornal falso com fake news em Teresópolis

Mulher de Pedra ganha “laser nos olhos” com passagem de cometa

Eleições: Prefeitura divulga alterações no trânsito de Teresópolis

Teresópolis: Debate mexeu com a intenção de votos, apontam pesquisas registradas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE