O Prefeito Leonardo Vasconcellos vem visitando os bairros e acompanhando o trabalho das equipes das secretarias municipais, que atuam ininterruptamente desde a última sexta-feira (04) no atendimento à população, na realização de vistorias técnicas, na liberação e limpeza de vias públicas afetadas por quedas de árvores e de barreiras devido à chuva intensa que atingiu o estado do Rio de Janeiro. “Estamos percorrendo cidade e interior, acolhendo as pessoas com atendimento social e de saúde, verificando as condições dos bairros e fazendo um faxinaço geral. Continuamos mobilizados para a volta à normalidade o mais breve possível”, destaca o Prefeito.
As ações da força-tarefa mobilizam as secretarias municipais de Defesa Civil, Assistência Social, Agricultura, Esporte, Limpeza Pública, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Saúde e de Segurança. São realizadas em parceria com órgãos estaduais, como PM, Corpo de Bombeiros e INEA, que disponibilizaram equipes e equipamentos que, somados ao pessoal, veículos e maquinário da Prefeitura, agilizam as intervenções, na cidade e no interior. A empresa Águas da Imperatriz destacou caminhão-tanque para lavagem de vias e espaços públicos. Equipes da ENEL seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia elétrica nos locais afetados por curtos na rede.
Monitoramento
De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, Teresópolis segue no estágio de Atenção. Entre sexta-feira, 04, e domingo, 06 de abril, foram registradas 57 ocorrências relacionadas a deslizamentos de terra, alagamentos, afundamentos de via, quedas de árvores e vistorias preventivas em estruturas de alvenaria. Atualmente, existem 12 pessoas desalojadas e que recebem acolhimento nos pontos de apoio do Vale da Revolta (05) e no CRAS Barroso (05). As equipes seguem empenhadas no atendimento aos moradores das comunidades afetadas, com prioridade para as situações de risco imediato.
Previsão
Panorama meteorológico da Defesa Civil Estadual informa que as condições do tempo ainda estão instáveis, com previsão de céu nublado passando a parcialmente nublado, com chuvas fracas, isoladas. Permanecem as condições de risco hidrológico moderado para todas as regiões.