Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis é a quarta cidade do Brasil com mais ocorrências de desastres naturais

Levantamento feito pelo Cemaden mostra que o município registrou 24 incidentes no ano passado

Dados divulgados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no último fim de semana, indicam que Teresópolis ocupa a quarta posição no ranking de desastres naturais registrados no Brasil e a segunda no estado do Rio de Janeiro, de acordo com casos relacionados ao ano passado. Segundo o Cemaden, em 2024 foram registradas 24 ocorrências em Teresópolis, contabilizando deslizamentos de terra e incidências de risco hidrológico, com enxurradas e transbordamento de rios e córregos. O primeiro município do ranking feito pela unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é Petrópolis, que no ano passado contabilizou 44 ocorrências. Em seguida estão Salvador (BA), com 33 anotações, e São Paulo (SP), com 27.

O Cemaden monitora 1.133 municípios brasileiros, o que corresponde a 20% das cidades do país e cerca de 60% da população. Um dos momentos mais críticos registrados em Teresópolis em 2024 ocorreu no final do mês de março, quando grande precipitação causou transbordamento de rios como o Paquequer e Meudon em vários pontos. Na localidade da Coréia, um grande deslizamento de terra vitimou fatalmente um adolescente e uma criança, irmãos que tiveram a casa soterrada durante uma tempestade que teve início na noite de uma sexta-feira e se estendeu pela madrugada de sábado.

No ano passado, na localidade da Coréia, um grande deslizamento de terra vitimou fatalmente um adolescente e uma criança, irmãos que tiveram a casa soterrada durante uma tempestade. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

Muitos alertas
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu, em toda sua área de acompanhamento, 3.620 alertas de desastres em 2024. O número é o maior desde o início das atividades de monitoramento em 2011. A ocorrência de desastres, ou seja, de eventos registrados, foi de 1.690, terceiro maior registro da série. Cerca de 53% dos alertas emitidos em 2024 foram de risco geológico, relacionados sobretudo a processos geodinâmicos, como deslizamentos de terra. Os demais 47% foram associados a riscos hidrológicos, como enxurradas e transbordamentos de rios e córregos.

Em relação às ocorrências registradas, 68% foram de origem hidrológica, enquanto 32% foram de origem geológica. Segundo o Cemaden, a predominância de eventos hidrológicos reflete os impactos recorrentes das enchentes e enxurradas, notadamente em áreas urbanas mais vulneráveis.

“Nenhum dos desastres que impactaram as comunidades e chocaram a população brasileira deixaram de ser alertados com antecedência pelo Cemaden. Em outras palavras, o uso da ciência e da tecnologia, por essa unidade de pesquisa do MCTI, é o exemplo típico de como a ciência pode ser traduzida em resultados práticos e relevantes para subsidiar ações de respostas”, avalia o diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade do MCTI, Osvaldo Moraes.

Defesa Civil de Teresópolis em alerta
Recém empossada como titular na secretaria municipal de Defesa Civil, a Tenente Coronel Bombeiro Mariana Domingos, que no ano passado esteve à frente do 16º GBM, tem realizado vistoria nos bairros, buscado a parceria de associações de moradores e trabalhado no treinamento dos servidores da pasta. “Para garantir mais eficiência e segurança, estamos avançando com importantes ações: Gestão e Estruturação – Criação do Conselho e Fundo de Defesa Civil e atualização das normas de ação. Organização Interna – Reavaliação dos protocolos para chuvas intensas e melhorias na infraestrutura da secretaria. Capacitação e Engajamento – Cursos para a equipe, retomada da Rede de Voluntários e implementação do ‘Café com a Defesa Civil’ para aproximar comunidade e equipe”, divulgou a SMDC em suas redes sociais no último fim de semana.

Tags

Compartilhe:

Edição 21/01/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura e Ministério Público discutem situação do lixão do Fischer

Ladrões de fios deixam localidades no interior às escuras

Parque Nacional recebeu mais de sete mil visitantes no fim de semana

Prefeitura de Teresópolis implantará programa de sustentabilidade

Ônibus: 26 mil pessoas utilizaram transporte gratuito no domingo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE