Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis encerra dezembro sem roubos de rua pela primeira vez na história

30º BPM destaca que números da segurança pública têm sido bastante positivos em várias áreas

Maria Eduarda Maia

O mês de dezembro costuma exigir atenção redobrada das forças de segurança, já que cresce o movimento nas ruas e no comércio por conta de pagamentos e compras de fim de ano. Em Teresópolis, no entanto, o balanço da Polícia Militar aponta um dado inédito: nenhum registro de roubo de rua durante todo o mês, resultando em um total de 71 dias sem ocorrências desse gênero. Ao apresentar o balanço do segundo semestre de 2026, o comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Christoph, destacou que o resultado é fruto do comprometimento da tropa. “O resultado do trabalho tem sido excepcional. A gente tem que elogiar nossa tropa, que são os policias que de fato são comprometidos com as cidades em que atuamos”, afirmou. Segundo ele, a população de Teresópolis, em especial, “aproveita desse estado de paz social e isso é importantíssimo”.

Números históricos
De acordo com o comandante, a ausência de ocorrências em dezembro levou o município a 71 dias sem roubo de rua, além de 101 dias sem roubo de veículos e 950 dias sem roubo de carga. “Pela primeira vez na história, no mês de dezembro, que é muito sensível, nós não tivemos nenhum roubo de rua em Teresópolis. Fechamos 2025 com chave de ouro”, disse, ressaltando que tudo isso no fim de ano, além do comprometimento da tropa, é fruto da orientação do secretário de estado Coronel Menezes, que a todo momento orientou para que os policiais tivessem atenção aos detalhes e ao emprego da tropa efetivo.

PM nas ruas: ausência de ocorrências em dezembro levou o município a 71 dias sem roubo de rua, além de 101 dias sem roubo de veículos e 950 dias sem roubo de carga. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Roubo e furto
Durante a entrevista à Diário TV nesta sexta-feira (02), o comandante também frisou a diferença entre roubo e furto, destacando que o dado comemorado pelo batalhão se refere ao crime que pode atingir o cidadão. “O roubo é aquilo que aflige a sociedade, porque envolve algum tipo de violência. Quando falamos em 71 dias sem roubo de rua, estamos falando de um crime que pode gerar dano físico”, disse, citando situações que envolvem o uso de armas, facas ou outras ameaças diretas que colocam em risco a vida da população.

Planejamento e engajamento
Outro fator apontado foi o engajamento dos policiais militares. Para o comandante, os resultados só são alcançados quando a tropa se sente parte do planejamento e está comprometida. “Você pode estudar todas necessidades da região, mas se não houver engajamento e comprometimento com a aplicação desse planejamento, os resultados não aparecem”, avaliou Christoph, destacando que o desempenho alcançado é um sucesso da aplicação do planejamento feito pelos policiais militares, que merecem reconhecimento.

Tenente-Coronel Christoph destaca que o resultado é fruto do comprometimento da tropa. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

Participação da população
A colaboração da população também foi citada como fundamental para os números positivos do batalhão. De acordo com o comandante, o Disque Denúncia (190 e 2742-7755) tem papel decisivo. “Essa ligação com a população está viva aqui no 30ºBPM. Recebemos muitas denúncias de moradores, que se estimulam a participar desse processo justamente pela pronta resposta da polícia”, afirmou. Como exemplo, o tenente-coronel cita operações realizadas em 52 bares da cidade que funcionavam sem licenciamento e que costumam gerar transtornos em grandes eventos, como Carnaval e Réveillon. “Fizemos um levantamento com todas as associações dos bares que historicamente trazem problemas nessas épocas. Tivemos resultados positivos e nenhuma alteração”, completou.

Drones e monitoramento de redes sociais
Ainda segundo Christoph, o uso da tecnologia foi outro destaque do balanço e tem sido essencial nas operações. “Hoje é impossível planejar e aplicar a segurança pública sem o mínimo de tecnologia. O batalhão usou de maneira expressiva os drones, ampliando o leque de observação para a atuação da polícia”, ressaltou.
Outro ponto destacado por ele é que o 30ºBPM também tem realizado o monitoramento das redes sociais abertas, inibindo ações como as dos chamados ‘rolezinhos de motos’ no fim de ano. “Fizemos um trabalho de inteligência com essas motos que não trazem só transtornos como barulho, mas também que se aproveitam para praticar algum tipo de crime em meio a todo aquele grupo de pessoas. O resultado foi maravilhoso, sem registros de crimes ou ações desse tipo. Ao todo, foram realizadas 22 operações simultâneas para a apreensão dessas motocicletas”, concluiu.


Tags

Compartilhe:

Teresópolis 31/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis encerra dezembro sem roubos de rua pela primeira vez na história

IPTU em Teresópolis terá desconto de 15% para pagamento até dia 31 de janeiro

Cultura de Raiz: apresentação da Folia de Reis Estrela Guia acontece neste domingo

Fogos de artifício podem ter causado incêndio no Parque dos Três Picos

Escolhida a empresa que vai instalar os radares da zona urbana de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE