Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Teresópolis fez Petrópolis perder cerca de R$ 25 milhões por mês”

Em entrevista a O DIÁRIO, Rubens Bomtempo pede que Vinícius reconsidere ação que fez seu município perder dinheiro e não aumentou o repasse de Teresópolis

Wanderley Peres

Acompanhado do secretário de Defesa Civil Gil Kempers, o prefeito de Petrópolis visitou Teresópolis nesta terça-feira, 5, para entrevista na Diário TV. Rubens Bomtempo participou, ao vivo, do programa Hélio Carracena, e explicou sobre o prejuízo que seu município vem tendo em função de ação promovida pela prefeitura de Teresópolis, sob o pretexto de justiça fiscal, junto aos repasses de ICMS, caso que rendeu, por parte da Câmara Municipal, de Petrópolis, um voto de repúdio ao prefeito de Teresópolis, aprovado na terça-feira da semana passada e entregue ao legislativo do nosso município no dia seguinte por uma comitiva de vereadores.

A entrevista completa está no canal do Youtube da Diário TV: https://www.youtube.com/@odiariodeteresopolis/videos

DEVER DE CASA

“Todo município busca sua autonomia financeira e foi o que fizemos. Buscamos ampliar o nosso índice de participação no ICMS. De forma legal, importante frisar, e fomos surpreendidos, dez meses depois, por uma decisão liminar, de autoria do município de Teresópolis, fazendo que Petrópolis perdesse até 25 milhões de reais por mês. Essa perda repentina de recurso paralisou a nossa cidade num dos momentos em que a gente mais precisa de investimentos, porque é véspera do período das chuvas, e estamos com muitas obras de prevenção em curso e sem esses recursos a gente corre o risco de não entregar esses trabalhos, que são
essenciais para a segurança do petropolitano”.

PERDA DE RECEITA

“A retirada desse recurso do nosso orçamento, que por justiça é recurso nosso, diluindo-o para outros municípios, prejudica Petrópolis em todos os aspectos, não só na parte de resiliência e defesa civil, que é o que mais caro para todos nós que estamos saindo de um momento difícil, de reconstrução a partir da tragédia que se abateu sobre a nossa cidade, mas na área da saúde, educação, do entretenimento, turismo, desenvolvimento, de uma maneira geral,
na economia, também, inclusive dos pequenos negócios, como é o caso da rua Teresa, que recebe repasse da prefeitura para que ela possa ter a sua publicidade e com essa perda de receita é necessário o contingenciamento, para voltarmos ao pagamento da folha e dos serviços essenciais”.

TODOS PERDERAM

“Inicialmente, Teresópolis ganhou muito pouco com essa mudança na forma do repasse, mostra bem isso o último índice do ICMS. E, agora, a partir de janeiro, Teresópolis vai receber menos do que já recebia antes da ação. Isso prova que não existe uma causa efeito entre essa ação e a queda do índice de participação de Teresópolis nesses últimos anos”.

RETRIBUIÇÃO

“A participação de cada município no rateio do ICMS é um trabalho que deve ser feito no curto, no médio e no longo prazo, para se conseguir os objetivos. Por exemplo, a GE Celma, empresa do nosso município que gera maior valor adicionado, nosso trabalho com ela tem mais de 20 anos. Essa empresa esteve para ir embora de Petrópolis e nós oferecemos incentivos fiscais que viabilizaram a sua permanência e sucesso, aí ela cresceu novamente, e nesse crescimento teve a participação do município, que deve se beneficiar do seu investimento”.

PARCERIA

“Eu tenho uma relação amistosa com o prefeito de Teresópolis, embora o tenha conhecido há pouco tempo, e não consegui compreender o gesto, e tudo indica que ele tenha cometido um grande equívoco ao promover essa ação contra Petrópolis. Não é possível um negócio desses, é injustificável”.

RENÚNCIA DO VICE

“O prefeito de Teresópolis ter saído do consórcio da Região Serrana, onde eu sou o presidente e ele era o vice-presidente, e sem falar antes comigo, isso é ruim, porque a gente precisa construir do ponto de vista coletivo, e não do ponto de vista da cidade somente”.

RECONSIDERAÇÃO

Estamos apreensivos. Mas não adianta ficar reclamando. Então peço ao prefeito Vinícius Claussen que reveja essa posição de Teresópolis, porque
tudo indica que ele foi induzido ao erro por seus assessores e
Petrópolis, hoje em dia, diante da perda desse recurso essencial, que legalmente é nosso, está pedindo socorro e a devida reconsideração”.

Vinícius repercute visita de Bomtempo à DIÁRIO TV em vídeo

Repercutindo a visita de Bomtempo a Teresópolis, o prefeito Vinícius fez selfie, “para deixar bem claro a todos”, que não entrou com ação alguma contra Petrópolis. “Ingressamos com uma ação para que fosse feita uma correção exatamente, na contribuição de ICMS de cada município. Entendemos, como outros municípios, a própria Petrobras, as cidades de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Niteroi, entraram, com Teresópolis, também, solidários a essa ação. Para ser ter uma ideia, Teresópolis vem perdendo, ao longo dos últimos doze meses, mais de 10 por centro na sua quota parte, no seu índice de IPM, e isso causa uma frustração muito grande de receita. Outros oito municípios querem ingressar, de forma solidária à nossa ação, e o que nós queremos é justiça tributária, acima de todos”, disse o prefeito de Teresópolis.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE