Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis fora da lista negativa dos órgãos públicos

Saída do CAUC permite que município volte a receber recursos estaduais e federais

Teresópolis saiu da inadimplência junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC), uma espécie de “lista negativa” dos órgãos públicos e que é fiscalizada pela Secretaria do Tesouro Nacional. Com isso, o município está novamente habilitado para receber recursos e firmar convênios com os Governos Federal e Estadual. “A Procuradoria Geral do Município entrou com uma ação judicial e, através de medida liminar, conseguiu uma certidão positiva, com efeito de negativa, que determina a retirada de Teresópolis dos cadastros de restrição do Governo Federal”, explica o Procurador Geral, Gabriel Palatnic, informando que a decisão foi deferida pelo Juiz Caio Taranto, da Vara Federal Única de Teresópolis, conforme processo número 5001028-71.2018.4.02.5115.
Resultado das dificuldades econômicas, financeiras e administrativas enfrentadas pelo município nos três últimos anos, a inclusão de Teresópolis no CAUC impedia a execução de projetos e avanços de importantes obras e serviços para a população. A retirada de Teresópolis do CAUC já está gerando resultados. Em recente visita a Brasília em busca de apoio de deputados federais e senadores para a inclusão de projetos de interesse do município em emendas parlamentares no orçamento de 2019, o Prefeito Vinicius Claussen trouxe duas importantes conquistas. 
O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM), garantiu duas emendas para a cidade: a de envio de recursos para a atenção especializada de saúde e outra para o Turismo, garantindo o Natal de 2019. “Foi uma grande vitória termos saído desse cadastro, que estava com pendências há algum tempo. Isso graças a um trabalho conjunto das secretarias municipais de Administração e de Controle Interno e da Procuradoria Geral”, concluiu o Prefeito.

Desenvolvimento Regional
Realizado em Nova Friburgo nesta quarta-feira (7), o Seminário Saúde e Desenvolvimento Regional foi aberto pelo Prefeito Renato Bravo, anfitrião do evento. O Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, marcou presença no encontro. Também foram convidados os prefeitos e secretários municipais de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Itaboraí, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto e Trajano de Moraes. Promovido pela Prefeitura de Friburgo e o Centro Universitário Serra dos Órgãos dos Órgãos – UNIFESO, de Teresópolis, o encontro teve o objetivo de identificar possibilidades de integração entre os municípios das regiões Serrana, Centro-Norte e Leste Fluminense. Durante a programação, foram apresentadas experiências positivas das prefeituras participantes. Grupos de trabalho identificaram as potencialidades e demandas de cada região, bem como a criação de um planejamento coletivo, definindo como prioritários os setores de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Turismo, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE