Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis fora da lista negativa dos órgãos públicos

Saída do CAUC permite que município volte a receber recursos estaduais e federais

Teresópolis saiu da inadimplência junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC), uma espécie de “lista negativa” dos órgãos públicos e que é fiscalizada pela Secretaria do Tesouro Nacional. Com isso, o município está novamente habilitado para receber recursos e firmar convênios com os Governos Federal e Estadual. “A Procuradoria Geral do Município entrou com uma ação judicial e, através de medida liminar, conseguiu uma certidão positiva, com efeito de negativa, que determina a retirada de Teresópolis dos cadastros de restrição do Governo Federal”, explica o Procurador Geral, Gabriel Palatnic, informando que a decisão foi deferida pelo Juiz Caio Taranto, da Vara Federal Única de Teresópolis, conforme processo número 5001028-71.2018.4.02.5115.
Resultado das dificuldades econômicas, financeiras e administrativas enfrentadas pelo município nos três últimos anos, a inclusão de Teresópolis no CAUC impedia a execução de projetos e avanços de importantes obras e serviços para a população. A retirada de Teresópolis do CAUC já está gerando resultados. Em recente visita a Brasília em busca de apoio de deputados federais e senadores para a inclusão de projetos de interesse do município em emendas parlamentares no orçamento de 2019, o Prefeito Vinicius Claussen trouxe duas importantes conquistas. 
O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM), garantiu duas emendas para a cidade: a de envio de recursos para a atenção especializada de saúde e outra para o Turismo, garantindo o Natal de 2019. “Foi uma grande vitória termos saído desse cadastro, que estava com pendências há algum tempo. Isso graças a um trabalho conjunto das secretarias municipais de Administração e de Controle Interno e da Procuradoria Geral”, concluiu o Prefeito.

Desenvolvimento Regional
Realizado em Nova Friburgo nesta quarta-feira (7), o Seminário Saúde e Desenvolvimento Regional foi aberto pelo Prefeito Renato Bravo, anfitrião do evento. O Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, marcou presença no encontro. Também foram convidados os prefeitos e secretários municipais de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Itaboraí, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto e Trajano de Moraes. Promovido pela Prefeitura de Friburgo e o Centro Universitário Serra dos Órgãos dos Órgãos – UNIFESO, de Teresópolis, o encontro teve o objetivo de identificar possibilidades de integração entre os municípios das regiões Serrana, Centro-Norte e Leste Fluminense. Durante a programação, foram apresentadas experiências positivas das prefeituras participantes. Grupos de trabalho identificaram as potencialidades e demandas de cada região, bem como a criação de um planejamento coletivo, definindo como prioritários os setores de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Turismo, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Tags

Compartilhe:

Edição 02/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

RISCOS A SAÚDE: Inmet alerta para onda de calor no Estado do Rio

Dengue: Teresópolis chega a 1117 casos confirmados em 2024

Prefeitura não cumpre mais um prazo de reabertura do hemonúcleo

Idoso tem o fêmur fraturado após discussão por causa de jogo on-line

Parque do Ingá continua esquecido pela “gestão”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE