No domingo, dia 6 de julho, 134º Aniversário da Cidade, Teresópolis ganha de presente duas unidades de referência regional para o acompanhamento de crianças com desenvolvimento cognitivo ou neurológico diferente do que se considera como padrão: o Centro de Atendimento Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas e o Centro Hípico de Equoterapia para Crianças Neuroatípicas.
Os dois espaços serão inaugurados pelo Prefeito Leonardo Vasconcellos, cumprindo compromisso assumido por ele com a população para oferecer terapia especializada a crianças neuroatípicas, com a inclusão e o apoio a suas famílias.
Vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, os dois centros vão funcionar em parceria com instituições credenciadas pelo município que, juntas, têm capacidade para atender até 1.600 crianças neuroatípicas.
As entidades participaram do Edital de Chamamento Público SMS nº 01/2025 (https://atos.teresopolis.rj.gov.br/diario/#/diario/2993), lançado pela Secretaria de Saúde para o credenciamento de prestadores de serviços especializados no tratamento de pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) destinados aos usuários do SUS.
Atendimento multidisciplinar : Ocupando um espaço bem estruturado no Vale do Paraíso (Travessa Alexandre Fleming, 100), o Centro de Atendimento Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas oferecerá atendimento gratuito, com avaliações integrais, planos terapêuticos personalizados e oficinas criativas, sempre com o olhar atento e humano de uma equipe formada por psicólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, arteterapeutas e nutricionistas.
Equoterapia : Instalado na Posse, o Centro Hípico de Equoterapia para Crianças Neuroatípicas atende a uma indicação legislativa do Vereador Dudu do Resgate. É considerado o maior do estado do Rio de Janeiro a oferecer, de forma gratuita, a prática que utiliza o movimento tridimensional do cavalo como recurso terapêutico. Através dela, são observados avanços na coordenação motora, equilíbrio, força muscular, consciência corporal, atenção, flexibilidade cognitiva, autoestima e autorregulação emocional. Outras duas frentes serão realizadas no espaço: a psicopedagogia e a psicologia, com atividades em contato com animais, hortas, lagos e trilhas, que se transformam em recursos terapêuticos ricos em estímulos sensoriais, emocionais e cognitivos.
Serviço:
Dia: 6 de julho, domingo
- Inauguração do Centro de Atendimento Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas
Hora: 13h30
Local: Travessa Alexandre Fleming, 100, Vale do Paraíso - Inauguração do Centro Hípico de Equoterapia para Crianças Neuroatípicas
Hora: 15h30
Local: Estrada Claussen, 120, Posse
