No dia em que reconheceu em DO incompetência do setor de Licitações, Vinícius ganhou a categoria “Compras Governamentais”
Prefeito de Macuco ganhou em duas categorias e o de Niterói foi agraciado com o prêmio mais cobiçado, o de “Cidade Empreendedora”
Wanderley Peres
Doze anos depois, a administração municipal em Teresópolis volta a receber o prêmio “Sebrae Prefeito Empreendedor”, entregue também aos prefeitos Gilberto Martins Esteves, de São José do Vale do Rio Preto; Eurico Pinheiro Bernardes Neto, de Paty do Alferes; Leonan Lopes Melhorance, de Cordeiro; Severino Dias, de Vassouras e, ainda, ao prefeito de Macuco, Bruno Boaretto, o grande vencedor do Sebrae em 2022, premiado em duas categorias: “Empreendedorismo na Escola” e “Governança Regional e Cooperação Intermunicipal”. Vinicius Claussen, de Teresópolis, ganhou a categoria “Compras Governamentais”.
Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, em 2010 Eduardo Paes recebeu o prêmio “Sebrae Prefeito Empreendedor”, ficando em segundo lugar o prefeito de Teresópolis, Jorge Mario Sedlacek e, em terceiro, o prefeito de Búzios, Mirinho Braga, recebendo os destaques temáticos, o prefeito de Tanguá o prêmio “Compras Governamentais”; Valença, “Desburocratização”; Itaboraí, “Educação Empreendedora”, São João da Barra, “Formalização de Empreendimentos”; Paulo de Frontin, “Implantação da Lei Geral”. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi homenageado na categoria “Médios e Grandes Municípios”, sendo representado na solenidade pelo secretário de Desenvolvimento Solidário Marcelo Costa.
“Dia histórico para Teresópolis. Acabamos de receber o prêmio Prefeito Empreendedor pelas nossas políticas de compras públicas, de incentivo à participação das micro e pequenas empresas no fornecimento para o município. Minha gratidão a todos os servidores que trabalham todos os dias para que Teresópolis seja mais próspera e ofereça mais oportunidades para todos. Ficamos em primeiro lugar entre os 30 municípios que passaram para a última fase, do 73 inscritos. E agora vamos para a disputa nacional”, comemorou o prefeito de Teresópolis, que desceu a serra acompanhado de comitiva de servidores na noite desta terça-feira, 6, para a premiação, ocorrida no auditório da Fecomércio, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro.
Prefeito de Niterói, Axel Schmidt Grael, recebeu o prêmio máster do Sebrae, a categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste, com o projeto ´Niterói Empreendedora: Uma Cidade de Oportunidades’.
“Os micros e pequenos negócios fazem o desenvolvimento econômico e social acontecer. São vocês, prefeitos, que por meio de políticas públicas fomentam esse setor e são responsáveis diretamente pela transformação do nosso estado. Que possamos trabalhar de mãos dadas para melhorar as condições das pequenas empresas que movimentam a economia e geram empregabilidade”, disse Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae, lembrando que só no ano passado, 2021, os pequenos negócios foram responsáveis por 70% das novas vagas de trabalho criadas e por 30% do PIB brasileiro.
Niterói, Cidade Empreendedora
A Prefeitura de Niterói conquistou o prêmio estadual de Cidade Empreendedora, concedido pelo Sebrae às administrações municipais que mais se destacam na implementação de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo e gestão. Niterói venceu a disputa com outros 30 municípios do Rio de Janeiro apresentando o projeto “Niterói Empreendedora – Uma Cidade de Oportunidades” e já é finalista para a premiação nacional que acontecerá em junho, em Brasília. As políticas públicas implementadas por Niterói para promover o desenvolvimento econômico foram analisadas por uma comissão julgadora que avaliou as ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios das empresas instaladas no município e para as empresas que desejam se instalar. O foco da avaliação foi o empreendedorismo e a integração das cadeias produtivas entre os micros e pequenos empreendedores e os grandes projetos e setores tradicionais que já possuem base no município.
“O prêmio de Cidade Empreendedora é um reconhecimento do trabalho na estruturação de políticas públicas para beneficiar todos os setores da cidade. Fomos incansáveis e continuamos firmes nas ações para a retomada econômica do município, com foco na geração de emprego e renda e vamos fazer com que os pequenos empreendedores cresçam. As prefeituras são muito importantes no processo de crescimento dos estados e do país, pois fomentam a economia. Vamos cada vez mais fortalecer a nossa capacidade de gestão, e as parcerias com outras prefeituras são importantes”, afirmou.
Prefeito Bruno Boaretto ganhou duas vezes a honraria, no XI Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae. É a segunda vez consecutiva que Macuco, na Região Serrana do Rio, concorre e vence ao Prêmio Prefeito Empreendedor. Neste ano, a cidade foi agraciada em duas categorias: Educação Empreendedora e Rede de Desenvolvimento, projetos desenvolvidos na gestão do ex-prefeito.
Troféu mais cobiçado na premiação, o de “Cidade Empreendedora”, concedido pelo Sebrae às administrações municipais que mais se destacam na implementação de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo e gestão, foi destinado ao prefeito de Niterói, Axel Grael, que ressaltou o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo município para garantir a retomada da economia após o período mais crítico da pandemia da Covid-19.