Nesta segunda-feira (28), a equipe da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher esteve em Nova Friburgo para participar de um dos encontros do ‘Capacit Mulher 2025’. O programa, criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher e a Universidade Estácio de Sá, visa capacitar servidores e servidoras públicas municipais do estado, com foco em fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres em todos os 92 municípios.

A iniciativa busca qualificar profissionais para defender os direitos femininos e identificar as diversas formas de violência.O curso, que terá duração de três meses em uma plataforma online da Estácio, contará com oito encontros presenciais em cada região. Serão abordados temas relevantes, como “Políticas públicas e autonomia econômica” e “Enfrentamento à violência contra as mulheres e soluções práticas para cada município”, para construir um futuro mais justo para todas as mulheres.
A secretária municipal dos Direitos da Mulher, Kátia Borges, pontuou a importância da participação de todas as mulheres da serra fluminense nessa formação. “Nossa união é essencial para a criação de políticas públicas eficazes. Ao compartilhar experiências, estamos fortalecendo a rede de apoio às mulheres, tornando-a mais eficaz.”
