A Prefeitura de Teresópolis esteve presente no 1º Seminário de Compras Públicas da Região Serrana realizado em Cantagalo, no último dia 04. Representantes das Secretarias de Administração, Meio Ambiente, Controladoria Geral e do Departamento de Compras e Licitações do município debateram as melhores práticas de contratação pelo Poder Público no Brasil.
O Secretário de Administração, Lucas Guimarães, destacou que, para além da questão da troca de experiências entre os municípios da região, existe a importância de aquisição de mais conhecimento e atualização para os servidores. O secretário lembra que a valorização dos Servidores Públicos é ponto central na gestão atual. “Quando passamos a conhecer as melhores práticas temos como entregar para a população um serviço público de qualidade”.
O seminário também marcou o início da primeira etapa da elaboração do Programa Municipal de Compras Públicas que irá valorizar os Pequenos Negócios de Teresópolis e região, como preconiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Durante o evento aconteceram debates e estudos sobre a legislação e quais são os impactos dela nos pequenos negócios da serra fluminense. Além de Teresópolis, participaram do 1º Seminário de Compras Públicas da Região Serrana representantes de Cantagalo, Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Macuco, Carmo, Cordeiro, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Duas Barras e Santa Maria Madalena.
Sobre o Programa Municipal de Compras Públicas
O Programa Municipal de Compras Públicas teve início no dia 05 de julho com o mapeamento das licitações em 2017 e 2018; o levantamento da participação dos Pequenos Negócios, inclusive com identificação da participação das empresas de Teresópolis e região; o levantamento da legislação municipal, identificando a necessidade de atualização; e o treinamento sobre o Capítulo V – Do Acesso aos Mercados da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.