Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis poderá ter a volta da Festa da Ponkan

Município é o maior produtor estadual da fruta com 10 mil toneladas por safra

Luiz Bandeira

Teresópolis é o maior produtor estadual de tangerina ponkan, de acordo com dados do escritório local da Emater-Rio. O município responde pela produção de quase 10 mil toneladas anuais, com área plantada de 456 hectares. A produção da tangerina Ponkan em Teresópolis é desenvolvida por cerca 120 agricultores concentrados, principalmente, nas localidades de Cuiabá, Boa União e Campo Limpo, no segundo distrito do município. No entanto, há plantações de ponkan em várias localidades do interior do município.


Para promover o produto, desenvolvendo novas técnicas de produção e apresentar inovadores receitas a partir da fruta de origem asiática, produtores, entidades para a promoção da agricultura no município e o governo municipal, planejam reeditar a Festa da Ponkan que teve sua primeira edição em maio de 2004, numa parceria da Prefeitura Municipal de Teresópolis com a Emater-Rio. A última edição da festa, que já aconteceu em oito oportunidades, foi realizada em julho de 2011, quando o município ainda procurava se reerguer da tragédia provocada pelo temporal em janeiro daquele ano.

Além de apresentar a fruta de origem asiática, a Festa da Ponkan revela novas e deliciosas receitas

Ricardo Raposo, representante da Amacamp (Associação de Moradores e Produtores Rurais, de Campo Limpo, Prates e Boa Vista) e que ocupa uma cadeira no Conselho Municipal de Agricultura, falou ao Diário sobre a intenção de produtores e governo em reeditar a festa. “Há cerca de seis meses eu ocupo uma cadeira no Conselho Municipal de Agricultura, liderado pelo Secretário de agricultura, Tenente Jaime, que tem feito um bom trabalho, e foi colocado para o conselho esse desejo do executivo, do prefeito Vinicius Claussen, de resgatar a festa da ponkan, que era um desejo de todos nós, há um desejo e nos convocaram para pensar sobre a festa”, afirmou Ricardo, que explicou ainda que a intenção dos produtores é criar um roteiro turístico na região: “A gente então rascunhou e mapeou todo um caminho no entorno da produção das ponkans, ali no segundo distrito”. A intenção é que o turista conheça as belezas do nosso interior, afirma Ricardo Raposo. “É uma estrada linda de onde você avista o Dedo de Deus é um belo passeio que a gente acha que lançando isso a gente vai criar um caminho novo, uma oportunidade e com isso vão surgindo outras coisas. Por que não mostrar para todo mundo o que Teresópolis tem de bom?”

Com 456 hectares de área plantada, Teresópolis é o maior produtor de ponkan do Estado do Rio de Janeiro, responsável por abastecer o mercado consumidor com 10 mil toneladas por ano


A secretária municipal de turismo Elizabeth Mazzi destacou que o turismo rural está em alta e que Teresópolis tem muito para oferecer nesse segmento. “Existe uma procura muito grande por esse segmento do turismo, pelo turismo rural. Sem dúvida o turismo rural é uma das nossas grandes possibilidades de exploração, de um turismo que tem esse papel de valorizar o próprio local, de educar, de promover. Então nós estamos muito felizes em ter aqui tantos atrativos, nós somos o maior produtor de folhosas do estado, o maior produtor de ponkan do estado. Tudo isso tem a ver com o nosso destino de montanha e aí existe essa procura muito grande e nós estamos criando várias rotas do campo à mesa, com ajuda do Sebrae-RJ”.
O governo municipal não informa se de fato vai realizar a Festa da Ponkan, no entanto Ricardo Raposo, como representante dos produtores, acredita na realização do evento anda este ano. “Nós convidamos todos a conhecerem a história da ponkan em Teresópolis, ficarem de olho na agente oficial pois a festa pode ser em meados de julho próximo”.

Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE