Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis presente no Fórum Estadual dos Agentes de Desenvolvimento

Evento teve como objetivo fortalecer conexões entre municípios e melhorar ações de desenvolvimento econômico

Evento teve como objetivo fortalecer conexões entre municípios e melhorar ações de desenvolvimento econômico

Secretários e servidores da prefeitura representaram o município no Fórum Estadual dos Agentes de Desenvolvimento. Realizado nesta segunda-feira, 14, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, em parceria com o SEBRAE-RJ, o evento ocorreu no Country Club, em Nova Friburgo. Reunindo representantes de vários municípios, o Fórum teve como objetivo aproximar e fortalecer as conexões entre prefeitos, agentes de desenvolvimento e secretários, além de fornecer subsídios para promover estratégias de desenvolvimento econômico local e aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas. Também serviu para a apresentação de boas práticas de desenvolvimento local e o debate de estratégias, a fim de alavancar o setor econômico, sempre com foco na viabilização de negócios entre empreendedores e a administração pública.
De Teresópolis, participaram os secretários municipais Lucas Guimarães (Trabalho, Emprego e Economia Solidária) e Jose Carlos da Estufa (Agricultura), acompanhados de suas equipes técnicas, e também servidores das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia, de Administração/Departamento de Suprimentos e Licitações e de Turismo. Coordenador do evento, o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, abordou estratégias para o desenvolvimento econômico, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a importância da atuação do agente de desenvolvimento, que são servidores de diversas pastas municipais, para a criação de ambientes favoráveis aos pequenos negócios.
Também marcaram presença equipes das seguintes instituições: Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC); Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN); Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI); SEBRAE; Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA); Agência Estadual de Fomento (AGERIO); Rede dos Agentes de Desenvolvimento; o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Boas práticas
Durante a mesa redonda com o tema “Caminhos para o Desenvolvimento Regional”, integrantes das redes de agentes de desenvolvimento de algumas regiões do estado apresentaram as suas experiências sobre as ações de fomento local. Eles também tiveram a oportunidade de dialogar com representantes dos órgãos estaduais sobre algumas dificuldades que precisam ser superadas. Em Teresópolis, a Gestão Municipal põe em prática eixos que tratam da desburocratização para legalização, alteração e baixa de empresas e da atração de investimentos. No eixo de compras governamentais, o município incentiva as empresas a participarem dos processos licitatórios. São iniciativas que habilitam Teresópolis a participar do Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, que fortalece as ações de fomento à economia.
“A participação de Teresópolis no Fórum Estadual dos Agentes de Desenvolvimento foi vinculada ao Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Empregos, o ‘Pra Cima Terê’, onde diversos servidores têm a função de pensar em cada um de seus projetos e ações para fomentar mais a economia do nosso município, de gerar e atrair mais oportunidades de investimentos, valorizando as vocações locais”, destacou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, em parceria com o SEBRAE-RJ, o evento ocorreu no Country Club, em Nova Friburgo – Foto AsComPMT

Tags

Compartilhe:

Edição 01/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Floração das ‘Cerejeiras da Rodoviária’ mais uma vez embeleza Teresópolis

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Trânsito parcialmente interditado na região da Barra do Imbuí

Trump diz que Lula pode ligar para ele quando quiser

K-Beauty: Tecnologia, Prevenção e o Novo Olhar para o Cuidado com a Pele

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE