Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis presente no maior campeonato de artes marciais do estado

Atletas treinados pelo Mestre Walbert, da equipe Kung Fu Hung Gar, Sanda e Tai Chi Chuan, participaram do Open Fight LKWKERJ

Marcello Medeiros

Aberto a todas as modalidades de artes marciais, o Open Fight LKWKERJ, válido como Campeonato Estadual, foi realizado recentemente no município de Guapimirim, com diversas disputas por cinturões. Entre eles, os de Kung Fu, modalidade que Teresópolis foi representada pela equipe Kung Fu Hung Gar, Sanda e Tai Chi Chuan, do Mestre Walbert Graça. Mais uma vez, os atletas locais fizeram bonito e voltaram para casa vencedores em diferentes categorias, disputando com representantes de diversos municípios, como Rio de Janeiro, Petrópolis, Duque de Caxias e Nova Friburgo, entre outros. Também nesse evento o professor teresopolitano Azenir Cunha recebeu o segundo grau de faixa preta.
“A modalidade vem crescendo cada dia mais na cidade de Teresópolis, tendo como intuito principal o bem estar de cada indivíduo, bem como crescimento marcial e ético moldado na arte milenar. Este ano tem sido um ano muito promissor para a equipe, pois tanto os atletas do Kung Fu quanto do Sanda conquistaram quatro cinturões este ano, provando assim sua potência milenar”, destaca o mestre Walbert Graça. Marcou presença o presidente da liga de Kung Fu e Tai Chi Chuan do Estado do Rio (LKWKERJ), Antônio Machado Filho.
O Kung Fu Hung Gar é o sistema do tigre trazido da China na década de 80 pelo Grão Mestre Li Hon Ki, sendo Graça parte da mesma linhagem como discípulo. A A arte milenar chinesa do Kung Fu chegou a Teresópolis 1982, através dos ensinamentos do Grão Mestre Antônio Machado, precursor da modalidade no estado do Rio de Janeiro. Reconhecendo o legado para a modalidade em Teresópolis, deixado pelo Grão Mestre Antônio, há 25 anos o Mestre Walbert Graça agora é o responsável por difundir essa que é a mais antiga de todas as artes marciais. Recentemente, conversamos com o atleta, que, além de todo o currículo com o Kung Fu, também é responsável por um programa da Secretaria Municipal de Esportes com o Tai Chi Chuan. O Mestre é faixa preta 5º grau, foi duas vezes Campeão Mundial, três vezes campeão brasileiro e várias vezes campeão estadual. Pratica e ministra aulas de Kung Fu estilo Hung-Gar, é aluno discípulo do Grão Mestre Li Hon Ki, nascido na China e que chegou ao Brasil em 1979, tornando-se uma das mais importantes lideranças do Kung Fu nacional. Li Hon é o introdutor na América do Sul dos estilos de Kung Fu Hung-Gar, Wing Chun, e também do estilo de Tai Chi Chuan conhecido como Tai Chi de Wudang. Grão mestre Li Hon Ki morreu aos 64 anos em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde residia.

Aulas na cidade
O mestre Walbert faz questão também de exaltar que Teresópolis é um celeiro de bons atletas praticantes da arte e ainda que hoje ele pode contar na sua academia com atletas campeões brasileiros, campeões estaduais e até mesmo campeões mundiais, detentores de medalhas, troféus e cinturões. Atualmente há aulas da Liga de Kung Fu em vários centros de treinamento espalhados em diversos bairros da cidade, no Meudon, em Bonsucesso, Caleme, Várzea, Alto e no Bairro de São Pedro, este último na Rua Tenente Luiz Meirelles 800, prédio anexo à Casa de Oração.
Para quem pretende conhecer mais sobre Kung Fu em Teresópolis, Walbert indica as redes sociais, onde há fotos e vídeos de aulas e os contatos para achar o melhor local para aulas. “Nosso Instagram é /kungfuteresopolis, Facebook também /kungfuteresopolis. Clicou lá vai encontrar minha foto e daí vai ser direcionado”, finalizou mestre Walbert Graça.


Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Paróquia Santa Rita de Cássia celebra 25 anos de criação da diocese

Automedicação em casos de dengue pode até agravar complicações da doença

Sine divulga 147 vagas de emprego em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE