Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis reacende a magia do Natal e impulsiona o turismo e economia

Mesmo sem estar concluída, nova decoração já faz muito sucesso e atrai grande número de apaixonados pelo tema

Luiz Bandeira

Antes mesmo de as luzes serem oficialmente acesas, Teresópolis já vive o clima mágico do Natal: famílias ocupam as praças, turistas chegam para fotografar e o comércio sente o aquecimento típico da temporada. A nova decoração, pensada para surpreender moradores e visitantes, transforma a cidade em cenário e motor da economia local. O prefeito Leonardo Vasconcellos destaca que o trabalho está em plena execução. “A gente ainda não alcançou nem cinquenta por cento de todo o enfeite que tem que ser colocado na avenida”, afirma. Ele explica que a montagem acontece em etapas — instala-se tudo, depois entra a equipe de correção, já que o transporte pode causar falhas nos equipamentos.

Detalhes da nova decoração, que promete ser inaugurada oficialmente no dia 28, mas já movimenta o comércio local – Fotos Juliana Ludwig / O Diário de Teresópolis

Mesmo assim, o impacto é imediato: “É uma coisa que já tinha se perdido no tempo… e esse resgate tem trazido o povo de novo. Mostrar coisas novas, trazer alegria para as pessoas, isso é cuidar de gente”, diz o prefeito, observando o fluxo de famílias que já buscam a cidade para tirar fotos e passear.

A previsão é que toda a decoração esteja finalizada até o dia 20 de novembro, com inauguração oficial no dia 28, permanecendo instalada até 7 de janeiro. Também nessa data inicial deve ser lançada a programação cultural de fim de ano.

Espírito natalino antes da hora
Para a secretária de Turismo, Nina Benedito, o Natal deste ano já pode ser considerado ‘um presente’ para a cidade. “A ideia era fazer um dia especial pro acendimento das luzes, mas não foi possível: nos testes, a população já começou a usufruir da alegria do Natal e tem tomado as praças e outros locais já decorados”, pontua.

Nina Benedito, secretária de Turismo, celebra o impacto imediato da iluminação natalina no comércio e no fluxo de visitantes. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Pessoas mais felizes e presentes nas ruas
“O comércio já tem indícios de aumento no faturamento, e já vemos grupos de outros municípios vindo curtir a magia do Natal”, afirma Nina. Segundo ela, diferente de anos anteriores — quando moradores viajavam para ver decoração em outras cidades — agora o fluxo se inverteu: Teresópolis virou o destino. Outro dado relevante: hotéis começam a registrar procura específica para o período natalino. “Temos notícia de grupos de fora querendo se hospedar, não mais só aquele bate e volta”, celebra a secretária.

O projeto “Natal Iluminado de Teresópolis” inclui: – Vila do Papai Noel no pátio da Prefeitura; – Casinha do Papai Noel, espaço kids e parquinho; – Gastronomia natalina e feiras temáticas; – – Apresentações culturais, como coral e teatro; – Mapping na Matriz de Santa Teresa. “Vai ser uma vila encantada de Natal, feita com muito carinho”, resume Nina.

Presidente do Convention & Visitors Bureau, Pedro Alves destaca a importância econômica do clima natalino para o comércio. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Para o setor turístico, é retorno garantido
Para Pedro Alves, do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, não há dúvida: a decoração é um investimento estratégico. “Quando a gente vê uma cidade bem enfeitada, percebe instantaneamente o aumento do fluxo de pessoas — de fora e de dentro”, explica. Ele destaca que moradores também passam a ocupar mais os espaços públicos, levando filhos para passear e fotografar. E como empresário, reforça: “Tem gente que acha que é gasto, mas não é. Traz retorno indireto, impulsiona o comércio, aumenta vendas, movimenta a cidade.”

Em um momento em que as experiências ao ar livre competem com o mundo digital, o clima natalino cumpre um papel social importante: “As pessoas precisam desses ambientes externos, precisam sair das telas, estar com a família. É um investimento necessário e muito valioso”, afirma.

Leonardo Vasconcellos reforça que o foco principal é sempre o morador: “Em primeiro lugar, temos que agradar o teresopolitano. Ele estando bem, feliz, recebe melhor os turistas. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Bem-estar e hospitalidade nas ruas
O prefeito reforça que o foco principal é sempre o morador: “Em primeiro lugar, temos que agradar o teresopolitano. Ele estando bem, feliz, recebe melhor os turistas. Com a população satisfeita, o turismo flui naturalmente — e o resultado se traduz em economia aquecida e numa cidade mais viva”.
Um Natal para chamar de seu — e para atrair o país inteiro

Com ruas cheias mesmo antes da conclusão da decoração, Teresópolis se posiciona como protagonista do Natal de 2025, resgatando tradições, fortalecendo laços e transformando luzes em oportunidade econômica. O clima já é de festa — e o melhor ainda está por vir.

Teresópolis 14/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Piranhas da Serra mantém a tradição de lotar o Parque Regadas

Crianças fantasiadas não pagam rodízio na pizzaria Heróis & Pizza

Veteranas da Seleção Feminina de Beach Soccer celebram treinos na Granja Comary

Prefeitura abre sindicância para apurar corte de árvore no Pedrão

Ecovias Rio Minas prevê movimentação de 1,6 milhões de veículos no Carnaval

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE