Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe 36º Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional

Evento reúne atletas de 16 estados no ginásio Pedrão

Luiz Bandeira

O ginásio Pedrão, em Teresópolis, recebe o 36º Campeonato Brasileiro de Karatê-Do Tradicional, reunindo atletas de 16 estados brasileiros para um dos eventos mais importantes da arte marcial no país. A competição começou na quinta-feira, 4, e segue até domingo, 7. Organizado pela Confederação Brasileira de Karatê-Do Tradicional (CBKT) e pela Federação do Rio de Janeiro de Karatê-Do Tradicional, em parceria com a International Traditional Karate Federation (ITKF), o evento destaca o karatê como ferramenta de transformação social e desenvolvimento humano.
“Estamos trazendo para Teresópolis uma história de 62 anos de karatê tradicional. Essa modalidade, cujo patrono é o professor Yasutaka Tanaka, sempre priorizou o autodesenvolvimento. Ele dizia que a maior vitória era vencer a si mesmo”, afirmou Eduardo Santos, diretor técnico da Federação do Rio de Janeiro de Karatê Tradicional. Segundo ele, a cidade abraçou a missão do karatê tradicional e já há planos de implantação de núcleos sociais voltados à prática esportiva com crianças e jovens.
O presidente da CBKT, Sérgio Bastos, também celebrou o acolhimento da cidade e ressaltou o caráter formativo do evento. “O karatê tradicional é diferente de outras formas. A competição é apenas uma parte. O foco está no desenvolvimento do ser humano, com valores como respeito, disciplina e humildade”, pontuou Bastos. Ele lembrou ainda que a entrada para o público é gratuita e que o evento reúne desde crianças de seis anos até atletas com mais de 60 anos.

Curso Técnico com presença de grande público, deu início às atividades do 36º Campeonato Brasileiro de Karatê-Do Tradicional. Foto: Luiz Bandeira/O Diário

Homenagem e legado
Um dos momentos especiais do campeonato é a homenagem ao mestre Hugo Arrigone, que dá nome ao troféu em disputa. “É muito bom receber esse reconhecimento em vida. O karatê não é só uma luta — é uma ferramenta de autoconhecimento e formação de caráter. Cumpri minha parte e fico feliz com isso”, declarou o mestre, que tem quase 60 anos dedicados à arte marcial.
Também presente no evento, Paulo Bruno, um dos praticantes mais antigos de karatê tradicional no Brasil, destacou o valor do esporte como instrumento de inclusão. “Comecei em 1964 e continuo firme. O karatê permite treino individual, o que o torna acessível. Nosso trabalho no Instituto Kobukan busca democratizar o karatê e formar cidadãos”, explicou.

Mestre Hugo Arrigoni é homenageado neste campeonato brasileiro cujo o troféu leva o seu nome. Foto: Luiz Bandeira/O Diário

Esporte em movimento
Para a secretária municipal de Esporte e Lazer, Érika Marra, sediar o campeonato é uma conquista para a cidade. “O ginásio Pedrão mais uma vez se mostra à altura de grandes competições. Teresópolis está no mapa dos grandes eventos esportivos do Brasil. Agradeço à Confederação, à Federação e a todos os atletas por estarem aqui”, disse.
A secretária anunciou também o Campeonato de Jiu-Jitsu, no domingo, 14 de setembro, em homenagem ao Dia Internacional da modalidade, que celebra o nascimento de Carlos Gracie, figura central na difusão do jiu-jitsu no país. “Temos muito mais vindo por aí. Patins, ginástica artística e outras modalidades estão na nossa programação. O Pedrão estará em movimento constante”, garantiu.

“Nosso trabalho no Instituto Kobukan busca exatamente democratizar o karatê e formar cidadãos”, explicou Paulo Bruno um dos mais antigos faixas-preta da modalidade, em atividade no país.

Programação oficial
Sábado (06/09)
08h30 – Cerimônia oficial de abertura
09h – Competições (Juvenil, Júnior, Máster e Adulto)
18h – Reunião com atletas adultos (STJD)

Domingo (07/09)
08h30 – Competições (Adulto e Dangai – Kumitê e modalidades individuais)


Tags

Compartilhe:

Edição 05/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Roupas e calçados apreendidos são doados a jovens de Teresópolis

42ª Exposição de Automóveis Antigos segue até domingo em Teresópolis

Água de quatro fontes é considerada imprópria para consumo em Teresópolis

Polícia Ambiental realiza operação em Teresópolis

Saiba como comercializar produtos Feira do Produtor Rural de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE