Maria Eduarda Maia
O voto é um dos pilares fundamentais da democracia. Ele representa não apenas um direito conquistado, mas também uma responsabilidade de cada cidadão para com o futuro da sua cidade estado ou país. E, visando levar essa consciência para os jovens, incentivando a participação na política, o #PartiuVotar, programa estratégico do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), está chegando a Teresópolis.
Entre os dias 5 e 7 de novembro, três escolas estaduais do município irão receber ações de alistamento eleitoral e outros serviços relacionados, como coleta biométrica e palestras sobre cidadania e participação política, tendo como foco os jovens de 16 a 18 anos, grupo que apresenta baixa adesão ao cadastro eleitoral em diversos municípios fluminenses. Segundo dados do IBGE, a cidade tem cerca de 11 mil jovens em idade de alistamento eleitoral. No entanto, apenas 24,32% deste público emitiu o título de eleitor. O projeto é realizado pela Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto.
“Essa iniciativa tem como objetivo incentivar os jovens a tirar o título de eleitor e participar da política no nosso país, entender melhor o que é cidadania e os direitos e obrigações como cidadão”, explicou o chefe da 195ª Zona Eleitoral, Pedro Oliveira, em entrevista ao Diário, frisando ainda que haverá palestras ressaltando a importância do voto, da cidadania e da função do título de eleitor, que não se resume a simplesmente o ato de votar. “Através dessa iniciativa, é buscada essa aproximação dessa população jovem para interação e troca de informações sobre o assunto, despertando interesse”, completou Pedro.

Locais das ações
As atividades terão início nesta quarta-feira (05), às 9h, no Colégio Estadual Higino da Silveira. No dia seguinte (06), o atendimento ocorrerá no Colégio Estadual Euclydes da Cunha. Já na sexta-feira (07), a ação será realizada no Colégio Estadual Lions Club. Em todas as unidades, o atendimento será aberto ao público, das 9h às 16h. É importante lembrar que, além de emitir o primeiro título, os estudantes e moradores da região terão a oportunidade de atualizar dados cadastrais, transferir domicílio eleitoral, realizar coleta biométrica, entre outros serviços eleitorais.
Importância do título de eleitor
O chefe da 195ª Zona Eleitoral destaca ainda a importância de obter o título de eleitor, que vai além do voto. “Para votar você pode até ir sem o título, levando somente a identidade, um documento com foto. O título de eleitor ele é importante para abrir uma conta no banco, fazer inscrição em uma universidade, trabalho em empresa, tirar um passaporte”, citou Pedro Oliveira, reforçando ainda que se o título de eleitor estiver cancelado, o CPF é afetado, por exemplo. “Tudo está interligado, então esse documento é realmente muito importante. Pode até se pensar que ele só é usado no dia da eleição, mas é utilizado também no dia a dia”, concluiu.
Documentos necessários
Para o alistamento eleitoral, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência e, no caso de jovens do sexo masculino que completam 19 anos em 2025, o comprovante de quitação com o serviço militar.
DIAS E LOCAIS DAS AÇÕES
05/11
- Horário: 9h às 16h
- Local: Colégio Estadual Higino da Silveira
- Endereço: Av. Delfim Moreira 1.115, Várzea.
06/11
- Horário: 9h às 16h
- Local: Colégio Estadual Euclydes da Cunha
- Endereço: R. Mello Franco 608, Alto.
07/11
- Horário:9h às 16h
- Local: Colégio Estadual Lions Club
- Endereço: Travessa Augusto Sevilha 1, Meudon.









