Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe evento para discutir segurança pública

Representantes das GCMs de diversos municípios e autoridades políticas participaram

Luiz Bandeira

Na manhã desta sexta-feira, 24, ocorreu na Igreja Lagoinha, na Avenida Lúcio Meira, na Várzea, o 1º Fórum de Segurança Pública promovido pela Guarda Civil Municipal de Teresópolis. O objetivo do evento foi mostrar a importância da atuação das guardas civis municipais nesse setor, tendo como público alvo agentes de segurança e convidados. Na programação palestras com convidados  como Carlos Silva, especialista em projetos de cidades inteligentes, falando sobre inovações tecnológicas para a segurança pública, Norberto Alexandre da Silva Marques Castro, secretário municipal de Segurança e Trânsito de Mangaratiba, que abordou o armamento da guarda municipal desse município carioca, Andréa Maria Silva Rosa, Coordenadora da Ronda Escolar da Guarda Municipal de São Gonçalo, o supervisor da Guarda Municipal de Macaé, Inspetor Gedir, falando sobre a Patrulha Maria da Penha, e o Deputado Federal e Guarda Municipal Jones Moura, que abordou o tema crescimento das Guardas Municipais no país. Várias autoridades marcaram presença no evento, entre elas o Deputado Federal Hugo Leal, Presidente da Comissão de Transportes da Câmara, o Comandante do 30º Batalhão de Policia Militar, Tenente Coronel Soliva, o Chefe da 4ª Delegacia da Policia Rodoviária Federal, Leonardo Côrrea dos Santos, o comandante da Guarda Civil Municipal de Teresópolis, Gil Wellington e o secretário de Segurança Pública do município, Marcos Antônio da Luz.
Também na solenidade, 26 Guardas Municipais de Teresópolis receberam certificação do DETRAN para atuar no trânsito para cumprir o que determina o CTB.  Na sua fala, Da Luz comemorou o sucesso do evento que contou com de 17 cidades representadas por seus Guardas Municipais e o chefe de segurança pública de São José dos Pinhais, no estado do Paraná. “É muito importante o interagir das Guardas para a troca de informações e conhecimento. Isso é importante para Teresópolis porque a gente trás pra cá qualidade de serviço e legalidade, por que a gente tem que trabalhar na legalidade. Com essa certificação do DETRAN aqui, nós somos os primeiros da Guarda Municipal do estado que está certificado a fazer notificações de competência do estado”.
O secretário de Segurança falou também sobre o aumento do efetivo da GCM. “É de suma importância, o prefeito está sensível a isso, sabe da nossa deficiência e sabe o quanto é importante a gente ter policiamento de trânsito assim como policiamento de patrimônio também, principalmente nas escolas com o aumento do efetivo. Estamos elaborando um projeto que em um primeiro momento deve contemplar 20 vagas e posteriormente mais 20, para que possamos equiparar o nosso quadro”.

Detran e GCM
O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, também falou sobre a importância da Guarda no trabalho de coibir infrações de trânsito. “É fundamental, o governo do estado ter construído com diversas prefeituras essa parceria e o Detran em especial qualificando os guardas. Hoje aqui nesse evento 26 guardas foram certificados no nosso curso de atualização no trânsito e é fundamental essa parceria quando a gente faz as ações de fiscalização do trânsito e as ações também educativas. Essa semana estamos na semana nacional do trânsito, por tanto o Detran vem realizando uma série de ações e participando aqui com a prefeitura desse importante evento que a gente reflete sobre as questões de trânsito e de segurança pública”, destacou.

Ajuda de Brasília
O Deputado Hugo Leal, um dos ilustres convidados do evento, falou sobre os recursos destinados à Segurança Pública do município. “A gente já entendeu a saúde pública como uma ação municipal, já entendeu que a educação é uma atividade com política pública municipal e a segurança pública cada vez mais se consolida como uma atividade municipal, uma segurança pública municipal, a guarda civil ou polícia civil municipal, eu acho isso ótimo, não só no discurso nós temos que ter ações. Nós colocamos recursos na área de saúde, colocamos na área de educação e agora na área de segurança pública. Por isso nessa partilha com o prefeito Vinicius Claussen e com o secretário Da Luz, eles fizeram o pedido, nos entendemos que era extremamente viável e colocamos esse recurso que transformaram em viaturas, em comunicação, em vários outros ativos que puderam aparelhar a Guarda Municipal, para que ela preste ainda um melhor serviço na área de segurança pública integrada a todas as forças de segurança, esse que é o meu papel enquanto parlamentar”, concluiu o Deputado. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 22/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Chuvas no estado do Rio provocam ao menos sete mortes

Justiça Federal determina retorno de Adélio Bispo a Minas Gerais

Ônibus: novas tarifas intermunicipais entram em vigor neste sábado

Sexta e sábado com feira de adoção de cães na Várzea

Asfalto ficou na promessa e Vale dos Cedrinhos segue quase intransitável

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE