Luiz Cláudio Bandeira
A Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS promove no próximo dia 28 de novembro, na sede da Associação Médica de Teresópolis, o 1° Fórum Ampliado de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras. O objetivo do encontro é propor ações para a melhoria das condições de saúde e trabalho em todos os âmbitos. O Diário de Teresópolis esteve na tarde desta terça-feira na Secretaria Municipal de Saúde para falar com a Dra. Edneia Martuchelli, representante da MMNP do SUS e da Federação Nacional dos Médicos, entidades promotoras do evento. “A ideia é que a gente tenha um fórum no município de Teresópolis que contribua para a construção do plano municipal de saúde do trabalhador, que não existe até o momento”.
Dra. Edneia Martuchelli destacou que o fórum está aberto aos conselheiros municipais de saúde, mas essencialmente às representações dos trabalhadores. “Todos os sindicatos, federações de trabalhadores, associações de trabalhadores podem se inscrever para o fórum”. Na oportunidade serão eleitos delegados que representarão o município na Conferência Estadual e Nacional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras.
Como se inscrever
O Conselho Municipal de Saúde de Teresópolis está convocando o Fórum Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontecerá no dia 28 de novembro, das 10h às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366, Tijuca). Podem participar conselheiros, não conselheiros e pessoas interessadas no tema. As inscrições serão realizadas de 11 a 14 de novembro pelo e-mail cmstererj@yahoo.com.br, conforme a ficha de inscrição publicada no Diário Oficial do dia 31 de outubro (https://atos.teresopolis.rj.gov.br/diario/#/diario/2767).
O Fórum é etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual, marcada para acontecer até junho de 2025. Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a etapa estadual terá três eixos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.