Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe o “Circuito Universitário de Cinema”

Desta quarta, 18, até sexta-feira, 20, a terceira edição do “Circuito Universitário Rio” movimenta a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras. O evento faz parte do Cinema em Movimento, considerado o maior projeto de difusão do cinema nacional no Brasil. As atividades são produzidas pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem) e realizadas pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura, com recursos do Fundo Nacional da Cultura. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e realizada por iniciativa do ator e produtor Diego Prata, de Teresópolis, a programação acontece a partir das 14h30, com entrada franca.

Inclui exibição de documentário, debates e atividades culturais focadas nas manifestações culturais e sociais de origem africana. Também haverá a apresentação de coletivos de expressões de temáticas quilombolas. “Excelente oportunidade para os teresopolitanos terem contato com importantes manifestações culturais e aprofundarem seus conhecimentos sobre essa temática, que nos remete às raízes do povo brasileiro e que fazem parte da nossa cultura. Tudo de graça, é só chegar e participar”, convida Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

– 18/01, quarta, 14h30: “Tambores da diáspora” – Direção: João Nascimento. Sinopse: O documentário aborda uma visão política e cultural imbricada ao percurso dos tambores de origem africana e suas ramificações no Brasil, que perpassam pela ritualidade, manifestações culturais, produções musicais e celebrações sociais, narradas através de histórias contadas, batucadas e cantadas.

– 19/01, quinta, 14h30: “Menino 23 – Infâncias perdidas no Brasil” – Direção: Belisário Franca. Sinopse: A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

– 20/01, sexta, 14h30: “Sobre Sonhos e Liberdades” – Direção: Marcia Paraiso e Francisco Colombo. Sinopse: O documentário mostra o que foi conquistado nos 127 anos desde a abolição da escravatura e promove a discussão sobre o conceito de liberdade e os sentidos de igualdade. Coletivos de expressões de temáticas quilombolas: Grupos Nego Fugido e Samba de Roda Raízes de Acupe, Capoeira Mestre Caiçara, Pedro Galinha Morta e Esmola Cantada Quilombola Engenho da Ponte, com a participação especial de Mateus Aleluia.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE