Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe Seminário Estadual de Defesa Civil

Realizado no 16º CBMERJ, evento teve como foco a prevenção de desastres e ações de sustentabilidade

Nesta segunda-feira (04), a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sedec-RJ/ através das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (REDEC 7 e 8) realizou no 16º Grupamento de Bombeiros Militares, em Teresópolis, um seminário interno voltado ao fortalecimento da resiliência na Região Serrana do Rio de Janeiro. “O encontro teve como foco a troca de conhecimentos e práticas voltadas à prevenção de desastres, com o objetivo de promover a gestão integrada entre agências e o apoio a todos os municípios da região”, informa o CBMERJ.
O seminário contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), da Superintendência Operacional, da Diretoria Geral de Defesa Civil, do 16º GBM de Teresópolis e do Centro de Recebimento e Distribuição da SEDEC/CBMERJ (CRD). O subsecretário de Defesa Civil, coronel Albino, esteve presente e comentou sobre a importância do evento. “O seminário realizado pelas Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil é uma iniciativa essencial para fortalecer a resiliência na Região Serrana. A troca de conhecimentos e práticas discutidas aqui nos permite aprimorar as ações preventivas e o planejamento conjunto entre os órgãos, sempre com foco na proteção da população e na resposta eficaz a situações de risco”, destacou.


Durante o evento, foram discutidas estratégias e experiências para fortalecer a resiliência, com ênfase na sustentabilidade e na proteção da população da Região Serrana. As práticas abordadas visam à prevenção e ao planejamento conjunto entre os órgãos responsáveis, facilitando a resposta em casos de anormalidades. O seminário também debateu a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, considerando as demandas específicas da Região Serrana e os desafios enfrentados pela população local. A troca de informações entre os órgãos envolvidos busca aprimorar as ações de preparação e mitigação de desastres naturais, visando à segurança e ao bem-estar dos moradores. “A iniciativa das REDECs 7 e 8 reflete o esforço contínuo em promover uma Região Serrana mais resiliente, com a colaboração de diversas instituições em prol da segurança pública e da gestão de riscos no estado do Rio de Janeiro”, destaca o CBMERJ.


Edição 15/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Moradores do Caxangá ganham nova área de lazer

15 DE OUTUBRO: Professores, profissionais essenciais para a formação da sociedade

Enel: contribuintes receberam duas contas no mesmo mês

Mais dois bairros registram problemas após obras da Águas da Imperatriz

Sine Teresópolis tem 368 vagas de emprego

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE