Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe visita do Secretário Nacional de Saúde

Governo Federal promete melhorias para UPA, hospitais conveniados e postos de saúde

Em dois dias de visita a Teresópolis, o Secretário Nacional de Saúde, Rogério Abdalla, visitou várias unidades de saúde da cidade e do interior. Ele conversou com os profissionais responsáveis, avaliou as principais estruturas em funcionamento, suas dificuldades, formas de atuação e os serviços oferecidos. O objetivo é fazer um plano de ações para aprimorar o atendimento à população. O prefeito Vinicius Claussen destacou que foi prontamente atendido pelo Ministério da Saúde (MS), após a sua visita com o Dr. Ari em Brasília. “Com pouco mais de 20 dias na gestão de Teresópolis, recebemos o Secretário Nacional de Saúde para entender o que acontece na nossa rede. Realizamos várias visitas às unidades e agora faremos um plano de ação para buscar, junto ao MS, o fortalecimento de convênios e a melhoria de repasses, criando assim um equilíbrio financeiro pelo atendimento digno e humanizado à população”, relatou Vinicius.
O Vice-prefeito Dr. Ari Boulanger e o Secretário Municipal de Saúde, Mauro Botner, acompanharam o Prefeito e o representante do Ministério da Saúde durante a visita oficial. Segundo o Dr. Ari, foi muito importante o Dr. Abdalla conhecer o nosso sistema de saúde e enxergar o colapso em que o setor se encontra há bastante tempo. “Agora, começaremos os projetos e a viabilizar emendas que poderão ser muito mais ágeis depois dessa visita”.
Rogério Abdalla deixou claro que Teresópolis sempre pode contar com o Ministério, mas nunca teve projetos para área. Com a nova gestão, houve a procura com interesse grandioso para a saúde pública do município. “Estamos juntos, Sr. Prefeito”, garantiu Abdalla.
 
Capacitação
O médico Arnoldo de Oliveira Junior fez parte da visita da comitiva de Brasília a Teresópolis. Coordenador do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde, ele propôs trazer à cidade o E-SUS Atenção Básica. A estratégia do Ministério da Saúde é informatizar as unidades básicas de saúde, qualificar a mão de obra e ampliar a qualidade no atendimento à população. A visita técnica começou pela UPA Teresópolis, seguiu para o Centro Municipal de Hemodiálise, na Tijuca, e passou pela Secretaria de Saúde, onde será instalada a central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), no Vale do Paraíso, bem como a Beneficência Portuguesa, na Ermitage, e o seu serviço de ambulatório, na Várzea, também foram inspecionados.
O grupo esteve ainda no interior, em Bonsucesso, onde foram visitados o Serviço de Pronto Atendimento e a Unidade Básica de Saúde. O abandono da construção da Clínica da Família, na localidade, causou indignação ao Secretário Nacional de Saúde. “Isso é um absurdo”, comentou Abdalla. A obra do Governo do Estado, que consumiu mais de R$ 1 milhão, teve início em 2015, em parceria com a Prefeitura, que cedeu o terreno para sua implantação.
Encerrando sua passagem por Teresópolis, no sábado (28), Rogério Abdalla esteve no Hospital São José, no bairro do Alto, com o Prefeito Vinicius Claussen. Recebido pela diretoria do HSJ, o grupo percorreu os setores de Oncologia, ambulatório e de internação. “A impressão que tive foi que hoje o município volta a estar no radar da alta gestão do país. Creio que a nova administração municipal é responsável por isso, pois está mostrando capacidade de fazer gestão. Os hospitais da cidade têm potencial de atendimento, só é preciso organizar a chegada do paciente na saúde básica como um todo”, concluiu Cristina Heringer, Diretora Executiva do Hospital. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Castro diz que vai recorrer de decreto sobre uso da força policial

Governo do Estado do Rio convoca pensionistas para recenseamento obrigatório

Forças de segurança apreendem sete motos e um carro em Teresópolis

Moraes diz que Daniel Silveira usou ida ao hospital como álibi

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE