Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: Rede municipal de abre o ano letivo com novos projetos

Secretária de Educação fala sobre os preparativos, desafios e novidades para 2023

Luiz Bandeira

Nesta próxima segunda-feira, 06, começam as aulas para mais de 23 mil crianças e adolescentes matriculados em uma das 100 unidades educacionais da rede municipal de ensino. Todos os servidores municipais da Secretaria de Educação, entre eles cerca de 1200 professores, estão empenhados para receber os alunos nas salas nessa retomada das aulas. No início desta semana houve um encontro no Clube Comary de profissionais da rede municipal de educação, quando foram apresentados novos projetos que serão implementados nas escolas em 2023. Nesse evento, professores, diretores e orientadores pedagógicos foram recebidos pelo Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado da secretária de Educação, Satiele Santos. Junto com a equipe, eles fizeram também um balanço das conquistas do setor em 2022 e apresentaram o planejamento das ações para 2023.
Discursando para os servidores da educação do município, o prefeito Vinicius Claussen destacou a importância da escola na formação profissional e pessoal dos alunos. “É sempre uma grande alegria participar da abertura do ano letivo. Consolidar as políticas públicas de educação é um enorme desafio pra nossa gestão, mas com um time tão empenhado, dedicado e que trabalha com amor, esse desafio se torna mais leve. Temos diversos projetos novos. Além do conteúdo curricular, a Educação cumpre um papel importantíssimo na vida dos alunos, ajudando a construir, inclusive o sócio-emocional das nossas crianças”.
O prefeito aproveitou a ocasião para lançar um desafio para as 100 escolas municipais sobre o sistema educacional de gestão. A ideia é estimular a utilização da ferramenta, com o lançamento de todas as notas de todos os alunos da rede, e fazer um comparativo entre o 1º e 2º trimestre. “As duas escolas do Fundamental I e II que tiverem a maior proficiência com relação a esse quesito vão receber R$ 100 mil para investimento em projetos escolhidos pela própria comunidade escolar daquelas unidades. O segundo lugar de cada segmento vai receber R$ 50 mil”, explicou o prefeito.

Desafios
Nesta sexta-feira, 03, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV, esteve com a secretária Satiele Santos em seu gabinete, na Secretaria de Educação, em Agriões, para saber se tudo está pronto para receber os alunos. De imediato nossa equipe pôde perceber grande movimentação nos corredores da secretaria. “Com o retorna às aulas sempre ficamos ansiosos, ficamos aqui na secretaria junto com as equipes diretivas preparando tudo pra receber o nosso bem maior que são os nossos alunos”. Satiele contou ainda que houve um crescimento no número de alunos matriculados este ano. “A nossa rede municipal teve um crescimento de aproximadamente 15% em relação aos últimos três anos em número de alunos, então hoje a nossa rede ultrapassa o número de 23 mil alunos o que me deixa bastante feliz e orgulhosa, porque as pessoas passaram por uma migração pra rede pública por conta da pandemia, vieram, entenderam o trabalho sério que é feito na nossa rede municipal e muitos optaram por continuar. Isso é motivo de orgulho e quero deixar aqui o meu abraço em todos os professores e educadores porque se isso esta acontecendo, eles são os responsáveis por isso”.
Ela garantiu ainda que todas as unidades de ensino estão preparadas para receber os alunos na segunda-feira. “As nossas unidades escolares estão preparadas, hoje o município conta com 100 unidades escolares entre creches, fundamental I e Fundamental II e estão preparadas para na segunda-feira, 06, acolher os nossos mais de 23 mil alunos”. Satiele Santos, ao falar do encontro da educação, destacou a palestra do professor César Nunes, “que veio dar uma palestra pra gente, que fala à alma, fala ao coração”.

“Com o retorna às aulas sempre ficamos ansiosos, preparando tudo pra receber o nosso bem maior, que são os nossos alunos”, destaca Satiele Santos

A secretária ainda pontuou um projeto educacional realizado junto à COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal), que será usado em sala de aula este ano. “Um dos projetos, inclusive eu queria destacar, é uma cartilha educativa pedagógica idealizada pela educação, COPBEA, junto com a Primeira Dama, com a Bia que é uma cuidadora da nossa cidade, que trata sobre a causa animal. Vai ser um projeto piloto nas escolas de conscientização, entendendo que a educação, seja ela qual for, começa sim na escola. Esse aqui é um projeto fresquinho que está indo pras escolas falando da importância da causa animal, da proteção animal, então é um projeto bacana que está chegando”.
Segundo Satiele Santos, entre os destaques para a educação este ano está a reedição da feira literária “Lê Terê”, que fez muito sucesso entre os estudantes no ano passado e está prevista pra acontecer, assim como em 2022, em maio. A entrega dos tabletes, promessa do governo municipal já no ano passado, também foi garantida pela secretaria. Satiele anunciou também a entrega de duas novas unidades educacionais para rede municipal. “Na próxima semana teremos a inauguração de duas novas unidades de educação infantil, a Creche Lar de Isabel Redentora em um prédio anexo à Escola Municipal Lar de Isabel, onde atenderemos cerca de 100 crianças e teremos também a inauguração no dia 16 de fevereiro da nova sede da Começando a viver”, informou a secretária.

Prefeito Vinicius Claussen ao lado da Primeira Dama durante evento voltado aos profissionais da educação do município

Novos projetos
Entre os assuntos abordados no encontro realizado pela Secretaria Municipal de Educação, os projetos que terão continuidade em 2023, com ampliação, como os Jogos Municipais (JET´s, JEMs e JAI´s), Prêmio Fazer-se Professor, segunda edição do Congresso “Brincar” e da feira literária “Lê Terê”, prevista para acontecer em maio. Com a aquisição de 1.440 computadores para instalação de laboratórios de informática nas escolas, o programa municipal InovaLab também teve destaque.Uma das novidades para o ano é o projeto “Dentro da História”, no qual os alunos vão criar seu personagem e história e receber o livro impresso ao final do trimestre. Outra grande novidade é o lançamento, no dia 08, da Cartilha de Proteção e Bem-estar Animal, que traz muitas dicas sobre como cuidar bem dos animais, com conteúdo interativo, orientações efetivas e diretas, o que proporciona um aprendizado com envolvimento e diversão.
A Secretaria de Saúde marcou presença com a participação do coordenador da COPBEA, Jackson Muci, e da coordenadora do Programa Saúde na Escola, Valéria Machado. A coordenadora regional do Sebrae-RJ, Cláudia Pacheco, pontuou sobre a importância de Teresópolis ser um dos municípios contemplados com o projeto do Sebrae JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), com ampliação do número de alunos atendidos. Em 2023, estudantes do 7º ao 9º ano, de 12 escolas municipais, vão participar do projeto.


Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE