Maria Eduarda Maia
O Carnaval vai além da programação nas ruas e dos blocos. O período também representa um aquecimento no setor de turismo de Teresópolis, com hotéis e pousadas registrando forte procura por reservas. A movimentação de visitantes transforma a época em uma das mais importantes do calendário para a rede hoteleira, refletindo diretamente na economia local e consolidando o município como um destino procurado durante a folia, tanto por aqueles que querem aproveitar as festividades quanto para os que desejam descansar na serra.
De acordo com a secretária municipal de Turismo, Nina Benedito, um grande número de hotéis, passando da metade dos credenciados, registrou 100% de ocupação. A pesquisa é realizada de maneira semanal, às quintas ou sextas-feiras para acompanhar o número de reservas. “Durante o feriado, também observamos que muitas pessoas chegam de surpresa. É interessante que ao longo do feriado as reservas vão se ajustando. Vamos refazer essa análise na quarta-feira de cinzas ou na quinta-feira para ver como a ocupação se fechou de fato”, explicou a secretária.
Expectativas superadas
O Carnaval de 2026 em Teresópolis tem mostrado um resultado muito positivo, superando as expectativas tanto no setor de hospedagem, como destaca Nina. “No geral, superou bastante as nossas expectativas, especialmente considerando que estávamos vindo de um período chuvoso, o que gerava certa preocupação”, destacou.

Programação ampla e impacto
Segundo Nina Benedito, um dos pontos que contribuiu para uma movimentação expressiva no comércio, ajudando na taxa de ocupação hoteleira, foi a programação bem ampla para o Carnaval na cidade. “Já estamos trabalhando com uma taxa de ocupação geral acima de 90%, e ainda temos a expectativa de que esse número continue crescendo”, frisou, reforçando que, além da rede hoteleira, os bares, restaurantes e lanchonetes também são beneficiados. “As pessoas acabam consumindo a cidade de forma geral, já que nem todo mundo quer almoçar ou jantar no hotel. Muitos buscam os estabelecimentos locais, o que aquece ainda mais a economia”, contou Nina.
Busca pela tranquilidade
Ainda de acordo com a secretária, a variedade de atrações na cidade, não só carnavalescas, mas também naturais tem sido um dos grandes destaques para atrair os visitantes. “A gente tem visto uma grande movimentação, não só no centro, mas também nos polos gastronômicos da região rural, que atrai muita gente que vem para descansar e fugir da agitação da folia”, ressaltou, dizendo que todos esses fatores são positivos para economia da cidade.
Importância
O alto número que vem sendo registrado na rede hoteleira é de extrema importância visto que, ao manter essa alta taxa, os hotéis acabam consumindo insumos da cidade, como produtos para o café da manhã, almoço e jantar. “Isso movimenta o comércio local, porque os hotéis compram na cidade mesmo. Além disso, os turistas que vêm para Teresópolis também consomem a cidade, seja em restaurantes, bares ou até nas lojas”, concluiu Nina Benedito.
EXPECTATIVA DA TAXA DE OCUPAÇÃO
*Período de 13 a 17 de fevereiro de 2026 (pesquisa realizada no dia 13, sendo sujeito a aumento)
Centro: 91,53%
Alto: 91,16%
Barra: 82,19%
Área Urbana: 88,25%
Terê-Fri: 82,11%
Rio – Bahia: 100%
Geral: 89,39%






