Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis registrou 112 casos de Covid-19 no período de um mês

Com estabilidade, média de novas ocorrências diárias é de apenas quatro no município

Os indicadores precoces semanais do Panorama Covid-19, divulgado semanalmente pelo governo estadual, apresentam tendência de estabilidade no Rio de Janeiro, com os dados mais baixos dos últimos dois meses. A análise dos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) indica que os atendimentos de casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual reduziram 2% em relação à semana anterior, configurando a menor média diária dos últimos 60 dias. Na semana de 1 a 7 de agosto, a média diária de atendimentos nas UPAs foi de 163, sendo 52 pediátricos. Já na semana de 8 a 14 de agosto, a média diária foi de 159 atendimentos, sendo 51 pediátricos. Tais números se refletem em Teresópolis. De acordo com informações do Painel Covid-19, da prefeitura, entre 21 de julho e 21 de agosto foram registrados apenas 112 novos casos. Nesse contexto, é possível dizer “apenas” levando-se em conta que, no começo do ano, por exemplo, chegamos a registrar mais de mil pacientes em um único dia. Atualmente, a média é de quatro novos casos/dia no município. Analisando o gráfico disponibilizado pela Secretaria Municipal Saúde é evidente a grande queda em relação ao último período de alta da doença, junho passado. Atualmente o “Painel” não é mais atualizado diariamente, já tendo ficado até mais de uma semana sem novas informações da PMT. Em relação ao número de vacinados, há meses os números não são apurados pela prefeitura.
Voltando ao contexto estadual, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, confirmou “o melhor cenário dos últimos dois meses, o que se deve muito à vacinação e, por isso, precisamos que a população continue fazendo sua parte, buscando os postos de saúde para completar o esquema vacinal”. As taxas de positividade de antígeno e RT-PCR mantêm tendência de redução. Entre os dias 8 e 14 de agosto, foram realizados em média 2,9 mil testes de antígeno por dia, sendo a positividade de 5%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média 280 exames por dia, com positividade de 3%. Na semana anterior, a positividade dos testes de antígeno estava em 7% e a dos exames de RT-PCR, em 5%. Para consultar o número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19.

Centro de Testagem
O Centro de Testagem para a Covid-19, localizado no Cemusa, no bairro de São Pedro, está com novo horário de atendimento à população desde o último dia 12. Os testes agora são realizados das 7h às 19h, todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. Atendendo a pedidos da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alterou o horário de atendimento visando facilitar o acesso à testagem e aumento de procura no município. “Estamos constantemente estudando como melhorar o atendimento em saúde da rede. Esta nova adequação é um resultado direto do compromisso que temos em receber sugestões da população e ajustar conforme a necessidade”, disse a Secretária de Saúde, Clarissa Rippel. O centro de testagem funciona no Centro Municipal de Saúde Dr. Adalberto Otto (Cemusa) desde o dia 3 de agosto. A unidade está localizada na Rua Palmeira Maria de Oliveira, 80, em São Pedro. O teste é feito em pacientes a partir de 48h de sintomas que também podem buscar atendimento em todas as unidades de saúde de Atenção Primária (postos de saúde) da cidade e interior.

Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis tem 255 casos de dengue confirmados

Governo Federal repassa área na Quinta Lebrão e Fonte Santa para o município de Teresópolis

Acusado de estuprar a afilhada é preso na Região Serrana

PRF recupera dois veículos roubados na BR-116

Rodrigo Caetano conhece estrutura da Granja Comary

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE