Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis registrou 636 apreensões de drogas entre janeiro e outubro

Em quase um terço dessas ações, pessoas foram presas acusadas de realizar o tráfico de entorpecentes

Marcello Medeiros

Dados do setor de estatística da Secretaria de Estado de Segurança, o Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, com informações colhidas no setor de plantão da 110ª Delegacia de Polícia, confirmam o que empiricamente já é perceptível: é muito grande o número de usuários de drogas em Teresópolis. Somente entre janeiro e outubro deste ano, foram registradas 636 apreensões de material entorpecente. Dessas, 199 renderam prisões de acusados de comercializar maconha, crack e cocaína, principalmente. No mesmo período do ano passado, foram 192 flagrantes de tráfico de drogas no município, portanto ocorrendo um aumento de 7% em comparação a 2023.
Tais números são referentes às ações realizadas pelas polícias Militar e Civil e Ministério Público, por vezes tendo apoio da Guarda Civil Municipal com a guarnição de cães farejadores da corporação, a “K9”. Segundo o ISP-RJ, o número de apreensões, separado mensalmente, ficou assim: janeiro (45), fevereiro (59), março (47), abril (54), maio (73), junho (106), julho (74), agosto (77), setembro (60) e outubro (41).

Bairros com mais ocorrências
Na planilha de acompanhamento do Instituto de Segurança Pública não são detalhadas as ocorrências, indicando, por exemplo, as localidades onde foram registradas. Porém, no acompanhamento diário às ações policiais, percebemos que os flagrantes de tráfico ou apreensão de drogas onde não há autoria indicada são mais comuns na parte alta de São Pedro, Perpétuo, Pimentel e Rosário; Quinta-Lebrão, Fonte Santa e Vale da Revolta, às margens da BR-116; e Paineiras. No Terceiro Distrito, Bonsucesso, Vieira e Vargem Grande são locais onde há mais ocorrências. No Segundo, Pião e Água Quente.

Um crime que gera outros crimes
As forças de segurança do município – Polícias Civil e Militar e MPRJ – têm realizado operações para desmantelar bandos criminosos, tendo prendido, recentemente, dois homens considerados líderes desses movimentos no município, um deles inclusive apontado como autor de várias mortes na região de Vargem Grande. Quando há mortes brutais, em sua totalidade elas têm ligação com a disputa por pontos de vendas de drogas. “Quando acontecem fatos semelhantes aos últimos homicídios registrados na cidade, a primeira coisa que a Polícia Civil faz é justamente tentar identificar as pessoas e verificar se elas possuem anotações criminais, por ser crimes bárbaros nós de prontidão verificamos se a vitima tem alguma anotação anterior por trafico de drogas ou uso de drogas. Nos últimos casos de homicídio que ocorreram, nós averiguamos que as pessoas envolvidas tinham passagens com anotação por tráfico de drogas, então se percebe que a principal linha de investigação é justamente o envolvimento com esse delito em questão, seja por dívidas com a facção que pertences ou assassinado por facções rivais”, destaca o Delegado Titular da 110ª DP, Marcio Dubugras. Além de mortes, o uso e tráfico de drogas desencadeiam casos de furto e roubo.

Grandes apreensões de drogas
Em fevereiro, a PM apreendeu em Bonsucesso três quilos de pasta base de cocaína, 4,5 quilos de maconha, 330 papelotes de cocaína, 22 folhas com lacres impressos, 20 munições de calibre 380 intactas, 11 cartuchos de calibre 380 deflagradas, duas munições de calibre 9 mm intactas e farto material de endolação. Em junho, a P2 localizou na Rua Américo Berlim, no Loteamento Féo, 270 trouxinhas de Cannabis sativa e 160 de cocaína. Em agosto, um jovem de 23 anos, morador da Rua Joaquim Ribeiro, conhecida como “Rua da Caixa D´água”, no Pimentel, tentou uma “manobra ousada” para escapar de prisão em flagrante nas proximidades de sua residência. Porém, não conseguiu o objetivo e ainda terminou machucado. Depois de se jogar e rolar por um barranco, ficando com as pernas machucadas, foi preso em flagrante por equipes do 30º BPM acusado do crime de tráfico de drogas. O rapaz foi apontado como responsável por uma grande carga de entorpecentes que havia acabado de chegar ao bairro do Pimentel, uma das divisões do populoso São Pedro. Policiais dos setores PATAMO e Polícia Reservada (P2) foram deslocados ao local para apurar a informação sobre a chegada de uma grande carga e conseguiram apreenderam 2250 pinos de cocaína, totalizando 2,2 quilos, e 900 pedras de crack, quase um quilo da droga altamente viciante. Machucado devido ao tombo provado por ele mesmo, o morador do Pimentel recusou atendimento médico. Essas foram apenas algumas das muitas grandes apreensões realizadas nos últimos meses em Teresópolis.

NÚMERO DE APREENSÕES EM 2024
636 ocorrências entre janeiro e outubro
106 casos somente em junho
199 prisões por tráfico até outubro
Ações realizadas pela PMERJ, PCERJ e MPRJ, com apoio da GCM

  • Dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro

Edição 14/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Motorista perde o controle e causa acidente na Várzea

Polícia Federal prende Braga Netto

Teresópolis registrou 243 crimes ambientais até novembro

Lançamento do livro “1922. As Eleições em Teresópolis” neste sábado

NA LISTA DO GUINNESS BOOK: Papai Noel com mais tempo em atividade no mundo é de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE