Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis representada em debate sobre o futuro do turismo ecológico e rural

Município foi um dos destaques em Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Teresópolis marcou presença em uma importante Audiência Pública realizada nesta terça-feira (08), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). O encontro teve como pauta principal o fortalecimento e os desafios do turismo ecológico e rural nas regiões Serrana e Centro Sul Fluminense. A cidade foi representada por uma comitiva composta por profissionais do setor e membros da Secretaria Municipal de Turismo, reforçando seu protagonismo no cenário estadual.
Para facilitar a participação dos interessados, a Secretaria de Turismo de Teresópolis disponibilizou uma van com destino à ALERJ. Entre os integrantes da caravana estavam o Subsecretário de Turismo, Rafael Canto, e a turismóloga Silvana Braga, além de importantes nomes do trade turístico local, como a vice-presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Julianna Rocha, o presidente da Associação de Guias de Turismo de Teresópolis, Henrique Silva, e representantes da Aproluc, Rosana Martuchelli e Ednei Pinheiro. Guias de Turismo da cidade também marcaram presença, demonstrando o engajamento da categoria com os rumos do setor.
A presença ativa de Teresópolis neste espaço de debate público é estratégica não apenas para o município, mas para toda a região. O objetivo da audiência foi promover uma escuta qualificada sobre os impactos do turismo rural e ecológico, abordando desde a preservação ambiental até a valorização da cultura local, passando pela geração de renda, inclusão social e melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas.
Além de dar visibilidade às demandas locais, a participação da comitiva de Teresópolis também evidencia o comprometimento da nova gestão municipal, liderada pelo prefeito Leonardo Vasconcellos, com o desenvolvimento de um turismo sustentável e integrado. A iniciativa de oferecer transporte e mobilizar os atores do setor demonstra sensibilidade às necessidades dos profissionais e a disposição de ampliar o diálogo com instâncias estaduais.
A expectativa é que os encaminhamentos surgidos a partir das discussões na ALERJ contribuam para a formulação de políticas públicas mais eficazes, capazes de impulsionar o Turismo Ecológico e Rural com responsabilidade, planejamento e participação social. Teresópolis segue, assim, fortalecendo sua posição como referência em turismo de natureza e como modelo de gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável.

Joyce Santos, Guia de Turismo, Priscila Medeiros, Guia de Turismo; Jane Cardoso, Guia de Turismo; Silvana Braga, turismóloga; Henrique Silva Pres. da AGTT; Raquel Neves, Pred. da AGP; e Juscelino Rodrigues, Guia de Turismo. Foto: Divulgação SecTurismo

Valorização das regiões
À frente da audiência, o deputado Yuri (Psol) destacou a importância da valorização do turismo sustentável nessas regiões que, segundo ele, compartilham cultura, história e patrimônio. O parlamentar ressaltou o potencial ecológico e cultural dessas áreas como pilares de um modelo de desenvolvimento social e econômico para o interior fluminense. “O turismo é uma possibilidade de desenvolvimento sustentável e, neste momento em que vivemos eventos climáticos extremos, precisamos pensar em formas de economia bem-organizadas, junto da sociedade civil e do setor produtivo, em consonância com os municípios e a sustentabilidade”, afirmou.

Zona rural de Teresópolis
Representando a instituição Teresópolis Convention, Juliana Rocha, destacou a importância do fomento ao setor do turismo rural. “Mais de 74% da população tem interesse em vivenciar o turismo rural, mas muitas vezes não sabe onde buscar informações ou como acessar essas experiências. Precisamos de políticas públicas que ampliem o acesso a esses roteiros e fortaleçam o turismo no interior”, sugeriu.

Todos os representantes do segmento turístico da Região Serrana no evento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Foto: Octacílio Barbosa / Alerj

Impactos do turismo ecológico e rural
Durante a audiência, o colegiado ouviu representantes do setor de turismo de diversos municípios do Estado sobre a relevância do turismo ecológico e rural. Marco Aurélio Soares, representante da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) do Sul Fluminense, destacou o impacto positivo do ecoturismo na economia das cidades da região. Segundo ele, a atividade movimenta diretamente 571 setores produtivos, gerando empregos e fortalecendo a economia local. “O ecoturismo traz emprego e renda para os municípios e contribui para garantir mais dignidade aos moradores da região, é uma atividade fundamental para o desenvolvimento Sul-Fluminense”, disse.

Representantes do segmento
Estiveram também presentes na audiência o presidente da Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Liguia), Arnaldo Bichucher; o representante da Organização da Mulher Agroecológica do Brasil (OMA Brasil), Nelson Reis; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Mendes (OAB Mendes), Francisco Correia; a representante do Rancho Sabor da Rocha de Teresópolis, Rosana Martucheli; o representante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Dan Gabriel; o guia de turismo de Teresópolis, Henrique Silva; o representante do Projeto Atlas, Daniel Luiz; o presidente da Associação de Turismo Rural de Paty do Alferes, Rudá Bernardes; o presidente do Instituto de Gestão de Rotas Caminhos Coloniais (IGR Caminhos Coloniais), Flávio Barbosa; o representante da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Apedema-RJ), Markus Stephan; o representante da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Petrópolis, Brunão Chopp, entre outros.


Edição 15/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ação em festa na Granja Guarani foi realizada após centenas de reclamações de moradores

Famílias afetadas pelas enchentes em Vargem Grande recebem kits de móveis

Produtos artesanais de páscoa em Teresópolis

Jiu-jitsu de Teresópolis em vários pódios do Campeonato Hélio Gracie

Escola George March realiza o “Sábado Literário”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE