Teresópolis, a Capital Nacional do Montanhismo, marcou presença com destaque na Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM) 2025, realizada no último final de semana no tradicional bairro da Urca, no Rio de Janeiro. O evento, que celebra o início da melhor época do ano para a prática da atividade, reuniu montanhistas, amantes da natureza e representantes de diversas instituições ligadas ao meio ambiente e ao turismo, entre elas o Centro Excursionista Teresopolitano (CET), única entidade de Teresópolis que faz parte da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).

Com um estande exclusivo da Secretaria Municipal de Turismo, Teresópolis apresentou seus principais atrativos naturais, incluindo a rica biodiversidade e as trilhas desafiadoras dos seus três grandes parques de conservação ambiental: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), o Parque Estadual dos Três Picos (PETP) e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Durante os dois dias de evento, representantes da Secretaria de Turismo e montanhistas experientes compartilharam informações, orientações e histórias inspiradoras, encantando o público que passou pelo estande.
Montanhas que inspiram vidas
A forte ligação emocional entre os montanhistas e as montanhas ficou evidente nas palavras de quem vive essa paixão. “Quando eu estou diante da montanha, e começo a escalar ou fazer rapel, em contato com a natureza, isso representa pra mim como se Deus tivesse perto de mim, como se eu estivesse indo de encontro com Ele. E isso pra mim traz vida”, declara Oziel Amaral, montanhista de Teresópolis.

Além do lado pessoal e espiritual, Teresópolis se destaca também pela sua história pioneira no montanhismo nacional. “Teresópolis tem o título de Capital Nacional do Montanhismo, e a importância disso tudo é histórica! Os primeiros movimentos de alta montanha no Brasil começaram aqui, onde hoje a gente conhece como Pedra do Sino. Entre os primeiros brasileiros a subirem o Monte Everest estava o teresopolitano Mozart Catão. E os conquistadores do símbolo nacional do montanhismo, o Dedo de Deus, também eram moradores de Teresópolis”, explica Gutto Rodrigues, guia de montanha no município. “Além disso, a cidade abriga três unidades de conservação que formam um verdadeiro cinturão verde, fundamentais para a prática segura e sustentável do montanhismo com nossos três parques.”, acrescenta.

Valorização do turismo e da natureza
A Secretária Municipal de Turismo, Nina Benedito, destacou a importância da participação de Teresópolis na ATM 2025. “Estar presente na Abertura da Temporada de Montanhismo é de suma importância para Teresópolis. Este evento reúne os principais atores do cenário do montanhismo brasileiro, e pudemos apresentar de forma direta e impactante os nossos diferenciais: uma natureza exuberante, parques bem estruturados e uma comunidade apaixonada pela montanha. Acreditamos que esta participação trará frutos positivos para o turismo e para a valorização do nosso patrimônio natural”.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participou ativamente do evento, reforçando as ações de preservação, sustentabilidade e a importância do manejo consciente das áreas de montanha, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o cuidado ambiental.

Rio nas Montanhas: a celebração do montanhismo
A Abertura da Temporada de Montanhismo acontece dentro da programação do ‘Rio nas Montanhas’, maior celebração de montanhismo organizado do Brasil. Promovido por clubes e centros excursionistas, o evento é realizado anualmente na Praça General Tibúrcio, na Urca. Com uma programação variada, que inclui oficinas, palestras, trilhas guiadas, rodas de conversa e sessões de cinema ao ar livre, o evento é pautado pela ética esportiva e pelo respeito ao meio ambiente.

A ATM 2025 manteve sua essência, reunindo montanhistas de todo o país e oferecendo atividades gratuitas para todas as idades, sempre com o objetivo de incentivar práticas de mínimo impacto e a integração entre o esporte e a conservação da natureza.