Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis sedia cerimônia de formação e posse da 1ª Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste

Oficializada nesta terça-feira, 20/06, em cerimônia na Prefeitura de Teresópolis, a formação e posse da 1ª Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense. O objetivo é apoiar a formulação das políticas agrícola e pesqueira nos 17 municípios consorciados, fortalecendo os produtores dessas duas importantes atividades econômicas.

“Embora muitos considerem que a vocação do Estado do Rio é para o serviço, 70% do PIB estadual vem do Agro e da Pesca, dos quais 25% são dos municípios conlestianos. Daí a importância da formação desta Câmara Técnica, até porque boa parte da produção é oriunda da agricultura familiar. O Conleste é agro, o Conleste é pesca, o Conleste é nosso”, ressaltou João Gualberto, diretor geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense.

O secretário de Agricultura de Teresópolis deu boas-vindas aos participantes da solenidade. “Esse evento permite a integração entre os municípios e abre portas para futuras ações de capacitação técnica, a fim de fortalecer a agricultura e a pesca na área de abrangência do Conleste”, disse o Tenente Jaime Medeiros, acompanhado do secretário municipal de Governo e Coordenação, Lucas Pacheco, representando o Prefeito Vinicius Claussen.

Para o diretor de Projetos do Consórcio, Carlos Cavalcanti, a Câmara Técnica “é um instrumento para dar musculatura às demandas e projetos das secretarias de Agricultura e de Pesca dos municípios, fortalecendo a regionalização das ações”.

Nomeação do corpo técnico: Foram empossados os secretários municipais de Agricultura de Itaboraí, Abílio Pereira – presidente e coordenador da Câmara Técnica, e de Cachoeiras de Macacu, Marcos Gois – suplente.

“É público e notório que o agronegócio movimenta o país, e com a formação desta Câmara Técnica, temos o compromisso de fazer com que o Rio de Janeiro pare de ser importador e comece a ser exportador. Juntos faremos a transformação e a revolução da agricultura do Estado do Rio de Janeiro”, frisou o presidente da Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste, Abílio Pereira.

No fim do evento, os participantes acompanharam uma palestra sobre ‘Potencialidade e desafios da piscicultura na região do Conleste’. O tema foi abordado pelo extensionista Lícius de Sá Freire, do Escritório Regional da Fiperj – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE