Maria Eduarda Maia
Quem acompanha reality show sabe: basta pouco tempo para já escolher um favorito. No primeiro piso do Teresópolis Shopping, a lógica é parecida, só que o prêmio não é em dinheiro, e sim um lar cheio de carinho. A “casa mais vigiada do Brasil” ganhou uma versão mais que especial na cidade com o Big Dog Brasil, mais uma edição da feirinha de adoção realizada pela Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (COPBEA), convidando o público a ajudar a causa. Os animaizinhos estarão no shopping até esta sexta-feira (30), das 10h às 16h.
Assim como no Big Brother Brasil (BBB), cada participante tem a sua história e personalidade, torcendo por uma chance para ‘avançar no jogo’ e ir para uma casa com muito amor. “A gente aproveitou o Big Brother pra dar uma continuidade, mas de uma forma diferente, com os melhores: os animais. A gente trouxe para o shopping a ‘Casa de Vidro’, com participantes que contam com a ajuda do famoso público, os nossos adotantes”, declarou a coordenadora da COPBEA, Josiane Domingos, em entrevista ao Diário.

Nova chance
No fim das contas, não tem paredão, eliminação ou prêmio em dinheiro. Com essa feira de adoção, todos ganham: os cães, que recebem uma nova chance para reconstruírem suas histórias; e as famílias, que levam para casa um amor de quatro patas. “Os animais que saem ganham um grande prêmio, que é adoção. Toda vida importa. Esses animais precisam de um lar. Todos os nossos animais são de situação de abandono, maus tratos, animais de rua. Então, todos têm uma história que precisa ser mudada”, ressaltou Josi.


Filhotes e adultos resgatados pela COPBEA contam com a ajuda da população para reescreverem suas histórias. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário
Muitos perfis
Na feirinha, o público pode encontrar vários perfis de cães, desde os filhotes até os mais velhinhos. “Toda feira a gente faz questão de trazer animais de todos os perfis, porque tem as pessoas que têm o coração aberto pra adotar um animal adulto. Então, sempre vai ter todos os perfis de animais”, pontuou a coordenadora da COPBEA, destacando que o canil municipal, localizado no Fischer, também está aberto para que as pessoas possam visitar e ajudar a causa.

Como adotar
Para formalizar a adoção é necessário ser maior de 18 anos, apresentar a identidade e o comprovante de residência, responder um questionário e passar por uma entrevista com a equipe da COPBEA, assinando o termo de posse responsável. “Nós somos extremamente rigorosos. Eu falo que cada vida dessa, gostamos de acompanhar pessoalmente. Todos os adotantes passam por mim”, explicou Josiane, reforçando ainda que às vezes pode acontece uma adoção por impulso, mas que ela e sua equipe sempre estão atentos, realizando toda uma triagem.

Importante ressaltar que os animaizinhos saem vacinados, vermifugados e castrados, e que a equipe da COPBEA continua realizando o acompanhamento dos cães. “As pessoas esquecem que esse animal cresce, tem um gasto financeiro e precisa de um cuidado emocional. Então, eu sou muito rigorosa em relação às adoções”, completou Josi.
Importância da adoção
A adoção responsável é um ato nobre e uma maneira poderosa para combater a triste realidade dos maus-tratos e abandono, mudando a vida desses que merecem uma nova realidade. “Cada vez que você adota um animal, você dá chance para que um outro animal saia das ruas, saia de um lar de maus tratos. Então, assim: vamos adotar e vamos mudar uma vida”, concluiu Josiane Domingos.

A feirinha de adoção estará no primeiro piso do Teresópolis Shopping, na Várzea, até esta sexta-feira (30), funcionando das 10h às 16h. “Dá tempo de as pessoas saírem de casa. Vamos sair da nossa zona de conforto, vamos mudar a história do município e fazer parte dessa corrente do bem”, convida a coordenadora da COPBEA.
Para mais informações sobre as próximas feiras de adoção e as atuações da COPBEA, basta conferir as atualizações no Instagram @adoteumamor.teresopolis .


Com essa feira de adoção, todos ganham: os cães, que recebem uma nova chance para reconstruírem suas histórias; e as famílias, que levam para casa um amor de quatro patas. Foto: Divulgação / COPBEA






