Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis tem 8 casos suspeitos de meningite

Em 2022 já foram notificados 30 casos no município

Wanderley Peres

Embora não tenha ocorrido nenhuma morte por meningite em Teresópolis ao longo do ano e apenas 4 casos sejam de interesse epidemiológico, com as medidas de profilaxia de contatos devidamente tomadas, foram notificados 30 casos de meningite no município ao longo do ano, e ainda oito casos suspeitos, ocorridos entre os meses de novembro e dezembro, envolvendo crianças com idades de 6 meses, 3 anos, 4 anos, 5 anos e 9 anos. “Há dois casos de meningite viral, em que os pacientes são irmãos e estudam na mesma escola, porém não há risco de transmissão por conta da etiologia e história epidemiológica”, diz a secretaria municipal de Saúde, que nega a incidência de surto de meningite no município. “A preocupação para pais e mães deve se relacionar com a vacinação de seus filhos, pois a maioria dos casos de meningite de importância epidemiológica, têm vacina disponível no SUS. Basta procurar uma unidade de saúde, levar a caderneta de vacinação e manter atualizada”, recomenda.
Os casos de meningoencefalites são todos de interesse epidemiológico. Cuidados envolvem medidas gerais de higiene, geral e respiratória, e do ambiente, que deve ser bem ventilado, evitando-se locais de grande aglomeração. Entretanto pais e responsáveis devem manter em dia a vacinação de todas as crianças e adolescentes. Adultos e idosos também podem receber vacinas, de acordo com calendário de imunização nacional.
Meningites são geralmente causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, como fungos e parasitas, embora também possa ter etiologia não infecciosa. A maioria dos casos é devida à infecção bacteriana ou viral, sendo as demais causas menos frequentes. O conhecimento da etiologia da meningite é fundamental para o tratamento e profilaxia adequados.

VACINAS A DISPOSIÇÃO NOS POSTOS:
A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação. O SUS disponibiliza as seguintes vacinas:
Vacina meningocócica conjugada C que previne de doenças causadas pela bactéria Neisseria meningitidis do grupo C – conforme Calendário Vacinal do SUS para crianças com 3, 5 e 12 meses, também para os adolescentes de 11 a 14 anos, 11 meses e 19 dias como reforço ou dose única.
Vacina BCG está indicada para o recém-nascido, na qual previne as formas mais graves da tuberculose, dentre elas meningite tuberculosa e tuberculose miliar.
Vacina Pentavalente (Difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae b e Hepatite B) que no caso da meningite previne contra a infecção causada pela bactéria Haemophilus influenzae b, disponível no SUS para crianças de 2, 4 e 6 meses.
Vacina Pneumocócica 23 valente (para população acima de 60 anos). A Pneumocócica 10 valente (para crianças com 2, 4 e 12 meses) – previnem doenças causadas pelo Streptococcus pneumoniae.

Compartilhe:

Edição 17/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura desconta do servidor e não faz o repasse do dinheiro para o SindPMT

Horto de Teresópolis recebe atividade pelo “Dia de Ecologia”

Traficantes de Teresópolis recebiam maconha pelo Correios

Santa Rita, um “cantinho” de Teresópolis que merece ser visitado

Tony Ramos passa por cirurgia no cérebro; estado de saúde é estável

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE