Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis tem primeira turma formada de Bombeiros Mirins Civis

Estudantes recebem noções de Defesa Civil, primeiros socorros, prevenção, cidadania e educação ambiental

Anderson Duarte

Foram doze meses de muito trabalho, treinamentos, mas também com muita diversão, novas amizades e muitas experiências novas para contar no futuro. Assim foi a trajetória dos quarenta e cinco Bombeiros Mirins Civis formados em Teresópolis na última semana e que agora tem a missão e a responsabilidade de serem formadores de opinião e propagadores das boas práticas ambientais e sociais pela cidade. O evento festivo de formatura contou com a presença dos responsáveis, que não conseguiram fugir da ação e também fizeram a Ordem Unida junto com os estudantes, além de autoridades da área de segurança do município, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e os responsáveis pelo curso. 
Compuseram a mesa da solenidade o senhor Waldely, diretor geral do curso, Pierre, responsável pela unidade Teresópolis da formação, além do Instrutor Michel Santana, representando todos os instrutores do curso e os militares Tenente Reis e Sargento Pereira representando o trigésimo Batalhão de Polícia Militar. Dentro das falas de agradecimento aos instrutores e familiares, o reconhecimento de que o curso é uma real oportunidade para que os jovens possam enxergar além daquilo que os cercam. O projeto Bombeiro Mirim Civil recebe estudantes da rede municipal de ensino e também da rede privada e tem como objetivo a formação de jovens cidadãos multiplicadores de ações de Defesa Civil, primeiros socorros, prevenção, cidadania e educação ambiental. 
As atividades do curso tem duração de um ano e ao longo do processo os estudantes tem acesso ao trabalho desenvolvido na sociedade pelos profissionais da área, e conhecem como são muitos e diversos os desafios enfrentados pelos Bombeiros Civis, hoje com presença garantida em segmentos empresariais, nas ações públicas e no dia-a-dia do teresopolitano. As aulas do curso de Bombeiro Mirim Civil também dão ênfase as noções de cidadania no trânsito e principalmente de respeito e civilidade em nosso dia-a-dia. A observação do nosso sistema viário, inclusive com as atitudes corretas e erradas de pedestres e motoristas, os efeitos dessas ações em nossa sociedade. 
Além de atuar nas forças de segurança do município, os integrantes do grupo de formação exercem importante função educativa, na integração social e na condução destes jovens para uma vida adulta mais responsável e consciente do papel que cada um de nós tem na sociedade. A formação acarreta indiscutivelmente mudanças no comportamento dos jovens, muito por conta da maior interação e o desenvolvimento interdisciplinar, além do fomento da responsabilidade individual e coletiva, a disciplina, a motivação para o trabalho em equipe e a consciência de sua importância para a sociedade, além da solidariedade com os demais cidadãos.
Outro ponto importante da formação é a ênfase nas noções de prevenção aos acidentes de trânsito, ou seja, como se evita ou minimiza o alto índice de acidentes que temos hoje. Aliado a preocupação com a ordem urbana, também são trabalhadas as noções de preservação ao Meio Ambiente e a sustentabilidade, além dos cuidados coletivos e individuais que fazem a diferença na preservação. Segundo Michel Santana, um dos instrutores do curso, o principal objetivo da formação é a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano. “São crianças e adolescentes entre sete e dezessete anos de idade, voluntárias, autorizadas pelos responsáveis a participar, e ainda que esteja frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio. O projeto quer mudar um pouco da realidade destes jovens, inclusive oferecendo uma possibilidade de carreira a seguir”, explica Santana que ainda acrescenta. "O objetivo também é atrair essas crianças e adolescentes para as carreiras de Bombeiros, Guardas Municipais, enfim, oferecer um norte para esses jovens”, enaltece. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 01/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura de Teresópolis tem a luz religada por força de liminar

Idoso tem o fêmur fraturado após discussão por causa de jogo on-line

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

60 motores de procedência suspeita encontrados em ferro-velho

Veículo de transporte de pacientes pega fogo na Serra

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE