Na próxima sexta-feira, 28, a secretaria municipal de Saúde de Teresópolis realizará uma ação voltada ao mês de conscientização das hepatites virais, que faz parte da campanha Julho Amarelo. Nesta data, o posto de saúde da Várzea (CES) ofertará testes rápidos para o vírus das hepatites B e C para toda a população. O atendimento será realizado das 9h30 às 16h. “As chamadas hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e se trata de uma infecção que atinge o fígado, que pode causar alterações leves, moderados ou graves. As hepatites virais mais comuns são causados pelos vírus A, B e C”, reforça a SMS.
Medicamento – O novo medicamento ravidasvir, utilizado em combinação com sofosbuvir, que o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detém o registro, poderá reduzir em até 20% o custo do tratamento de hepatite C pelo Sistema Único de Saúde (SUS), hoje entre R$ 6,2 mil e R$ 6,5 mil por paciente. A estimativa é feita pelo diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça. Por intermédio de Farmanguinhos, a Fiocruz assinou nessa semana acordo de parceria para registro do ravidasvir na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A parceria técnica e científica foi firmada com a organização não governamental (ONG) Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals.
Busca ativa
Segundo o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, divulgado pelo Ministério da Saúde em junho de 2022, foram confirmados 718.651 casos de hepatites virais no Brasil registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no período de 2000 a 2021. Desse total, 168.175 (23,4%) são referentes aos casos de hepatite A, 264.640 (36,8%) aos de hepatite B, 279.872 (38,9%) aos de hepatite C e 4.259 (0,6%) aos de hepatite D.