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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Teresópolis ultrapassa a marca de 110 mil veículos licenciados

Fica cada vez mais difícil organizar a circulação de tantos automotores em ruas que não foram projetadas para tal

Luiz Bandeira

No final do mês de março deste ano, Teresópolis atingiu a impressionante marca de 110 mil veículos licenciados no município. O último levantamento publicado pelo Detran-RJ, atualizado mês passado, aponta que existem exatamente 110.248 veículos com licença emitida em Teresópolis. Quando comparamos esse mesmo levantamento, mensalmente, obtemos a progressão da frota da cidade com uma média de 200 novos veículos por mês. Comparando estes números com a população estimada pelo IBGE, estimada em 186 mil habitantes, temos 1,6 teresopolitanos para cada carro licenciado aqui. Assusta ainda mais quando acrescentamos à frota da cidade os veículos que são licenciados em outras cidades, mas que circulam em nossas ruas. Ruas essas, aliás, que não suportam mais tantos veículos circulando ao mesmo tempo, sobretudo nos horário de maior movimentação.
Para falar sobre os desafios enfrentados para organizar esse trânsito cada vez mais inchado de Teresópolis, conversamos com o Comandante da Guarda Civil Municipal, Gil Wellington, sobre quais soluções estão sendo adotadas para melhor o fluxo de veículos na cidade. “A Secretaria de Segurança vem fazendo alguns estudos técnicos, no trânsito, não só no Centro, mas também nos bairros. A gente está em 2022 com 110 mil carros em Teresópolis, as ruas não mudaram e o desafio é grande, a Secretaria de Segurança com o corpo técnico, vem estudando, vários pontos de retorno de carros no centro, quantos carros vem fazendo retornos, o quê vai tá podendo ser melhor para o trânsito, o que vai prejudicar, onde poderia estar entrando um sinal, até porque temos que dar um laudo para a Câmara Municipal. Então a equipe técnica da Secretaria de Segurança vem estudando esta parte”, revela.
O Comandante da GCM conhece bem os pontos mais críticos para o trânsito na cidade. “A Guarda Municipal vem com seus agentes em alguns horários em que mancha mostra que é o horário chamado ‘rush’, horário crítico do trânsito com seus agentes. Vou dar um exemplo de ponto de eixo do centro da cidade que é bem complexo que é a Casa de Saúde em direção à Barra e Vale do Paraíso, a gente está com alguns agentes para tentar não deixar fechar aquele cruzamento e deixar o acesso livre. Então se a gente não tiver esse tato de por alguns agentes nesse momento complica o trânsito”. Gil se refere a um ponto sensível do trânsito da cidade, em uma das extremidades do principal eixo do centro, onde há quatro semáforos e acesso à três bairros, Ermitage, Vale do Paraíso e Barra do Imbuí que levam à outros mais distantes, ou seja, muita circulação de veículos.

Modernidade a favor
A tecnologia pode ser uma grande aliada na fiscalização e organização do trânsito das áreas urbanas, como já vem acontecendo em várias cidades, no Brasil e no mundo. Mas isso demanda investimento em equipamentos e treinamento dos atores envolvidos na mobilidade urbana. Questionamos ao comandante da GCM se há algum projeto no sentido de implementar estas novas tecnologias para otimizar o trabalho dos agentes de trânsito. “Sim existe essa vontade do prefeito e já está sendo executado o nosso Centro de Monitoramento, a GCM entra com essa parte de fiscalização do trânsito a gente já tem um projeto em andamento com os agentes da Guarda e a Secretaria de Segurança para estar apresentando ao prefeito”, pontua.
Gil revela também que agora a lei permite autuar um veículo por imagens registradas da infração cometida. “Uma coisa que veio agora recentemente e que vai beneficiar isso, está no código do Contran que autorizou você multar por câmeras. Agora não precisa o município fazer a lei, agora está dentro do Código de Trânsito, desde que tenha dentro dos locais monitorados a sinalização dizendo que aquele ponto é monitorado por câmeras e aí o agentes vão poder estar fazendo essas notificações, isso é um ganho muito grande pra gente de Teresópolis porque você acaba tendo cinco ou seis pontos com câmeras e com um agente você acaba tomando conta, então isso vai ser fantástico e a gente já está com um estudo em andamento, disso daí também”, alerta.

Poucos agentes
Um dos problemas enfrentados pela GCM é a insuficiência de agentes para atender todas as atribuições da corporação além do trânsito. Por tanto vale o questionamento sobre o reforço no efetivo. “Isso está em andamento, já foi passado para o secretário e para o prefeito, a gente já tem algumas respostas, eu só não tenho uma data específica, mas já está no plano de governo de ter um concurso público pra novos agentes da Guarda Municipal”. Enquanto isso os jovens agentes GAMU prestam uma importante colaboração para organizar o caótico trânsito de Teresópolis, como revela Gil. “O GAMU é fenomenal, hoje a ajuda deles na fiscalização é tremenda. Hoje se não tivéssemos esses meninos que saem do Tiro de Guerra, pra estar ajudando a gente aqui, estaríamos cinquenta por cento com as mãos amarradas na fiscalização do trânsito”, conclui o Comandante da GCM.

LICENCIAMENTOS ATÉ MARÇO 2012
TOTAL – 73.391
CARROS – 46.750
MOTOS – 14.768
MOTONETAS – 1.869
CAMINHÕES – 2.108
ÔNIBUS – 319
MICRÔONIBUS – 252

LICENCIAMENTOS ATÉ MARÇO 2022
TOTAL – 110.248
CARROS – 67.286
MOTOS – 21.379
MOTONETAS – 3.232
CAMINHÕES – 2.845
ÔNIBUS – 272
MICRÔONIBUS – 374

Edição 22/11/2024
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