Wanderley Peres
Será inaugurada na noite desta quinta-feira, 15, às 18h, na Beira Linha, a “Casa da Inovação Estrada de Ferro Therezópolis, primeira escola de habilidades digitais de Teresópolis, que vai oferecer aulas práticas com instrutores qualificados e preparados pedagogicamente, disponibilizando o que há de mais avançado no ensino de tecnologia. A Casa é um centro tecnológico de educação, para promoção e desenvolvimento de habilidades computacionais de crianças, jovens e adolescentes, estudantes dos ensinos fundamental e médio e, também os idosos, proporcionando o protagonismo digital.
Serão oferecidos gratuitamente cursos de Programação em games, Introdução à robótica, Criação de aplicativos, Digital Influencer e Inclusão digital para a melhor idade 60+, além do ensino da história municipal, espaço inclusivo voltado também para a cidadania e acolhimento de alunos com deficiência, para a formação de cerca de 1.000 alunos por ano, com aulas de segunda a sábado.
A escolha de premiar o bairro da Beira Linha para essa primeira escola no município é do assessor especial do Governador Cláudio Castro, ex-candidato a prefeito em Teresópolis, Alex Castelar, que articulou junto ao deputado Altineu Cortes para conseguir a emenda parlamentar que viabilizou o projeto, programa que será tocado pela UniRio. Alex foi quem criou o projeto, que deu a Nova Iguaçu, onde era secretário de Ciência e Tecnologia, o prêmio Sebrae Empreendedor. Morador do bairro quando criança, Alex tem grande interesse pela transformação local, que só vai acontecer se os jovens forem transformados pela educação e o ensino.
“O maior fator de riqueza do mundo moderno não é mais a terra, a matéria prima ou o capital: o maior fator de riqueza do mundo moderno é o conhecimento. A decisão de colocar a Casa da Inovação em um bairro da cidade real é um gesto; um grito; um levante de esperança por dias melhores e por mais oportunidades”.