Marcello Medeiros
Iniciativa do Sesc para receber doações de produtos alimentícios e repassá-los a instituições assistenciais, o programa Mesa Brasil recebeu do Ibama esta semana 17 toneladas de pescado. O produto é fruto de uma apreensão feita na madrugada de quarta-feira em um cais na Ilha da Conceição, Niterói, em uma operação que flagrou três embarcações em prática de pesca ilegal. As doações serão destinadas a entidades assistências atendidas pelo programa Mesa Brasil em Teresópolis, Rio de Janeiro, Três Rios, Petrópolis e Nova Friburgo. Para o município serão quase duas toneladas de doações, distribuídas entre cinco instituições: Centro de Integração Comunitária da Coréia, Asilo São Vicente de Paulo, Associação Nova Vida, Associação Beneficente Sopão, Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis (CAPETE).
Em uma das embarcações havia polvo, e os condutores não tinham a autorização para capturar a espécie. Nas outras duas, havia corvina, cuja pesca de cerco é proibida, além de bagre e bicuda. As espécies integram a fauna acompanhante da sardinha, cuja pesca é permitida em pequena quantidade em relação ao principal. As embarcações portavam exclusivamente as espécies da fauna acompanhante – e não sardinha.
O trabalho do Mesa Brasil consiste em recolher doações de produtos alimentícios em condições de consumo (mas às vezes com baixo valor comercial) e distribuí-los às instituições de assistência social previamente cadastradas. Além do alimento, essas entidades recebem mensalmente ações educativas com o objetivo de ensinar, prioritariamente, o aproveitamento integral de alimentos e a elaboração de receitas nutritivas e saborosas. No Rio de Janeiro, esses alimentos complementam a refeição de cerca de 50 mil pessoas por mês em 33 municípios do estado.
Mesa Brasil RJ em números
– 50 mil pessoas beneficiadas por mês
– 305 instituições atendidas
– Atende em 33 municípios do RJ
– Empresas doadoras em 2017: 75
– 265 parceiros cadastrados no programa
– 70 voluntários
– Toneladas distribuídas desde dezembro de 2000: 19 mil
– Toneladas distribuídas em 2017: 998