Marcello Medeiros
Um dos locais mais bonitos de Teresópolis – e do estado do Rio de Janeiro – o Vale dos Frades recebe, no próximo dia 27, um evento inédito na Região Serrana: um festival que envolve música, poesia, comida boa e outros temas relacionados ao espírito de quem curte “vida outdoor”. Entre as atrações do projeto “Turnê Expedição24”, já realizado em outros municípios brasileiros, está o músico Bernardo do Espinhaço. Ele é conhecido pelas inspiradas canções que se baseiam na essência das montanhas e sertões, temas que facilmente envolvem quem vive a magia das trilhas e recantos do nosso país.
Em Teresópolis, o “Turnê Expedição24” será realizado no Imaginário Ecoturismo, área de camping e hospedagem que fica no meio da Estrada dos Frades e de onde se avista majestosamente o rio de mesmo nome que corta o vale e forma a famosa cachoeira poucos quilômetros abaixo, além de montanhas imponentes como o Morro dos Cabritos. Na programação, muitos shows e artes em um dos cenários mais lindos da região, que, aliás, é frequentemente procurada para a gravação de produções de cinema e televisão por conta da sua beleza. Camping, flash tatoo, palco aberto, pôr do sol, poesia, comidinhas, forró, vida outdoor… O evento terá início às 14h30 e se estenderá até às 23h30, em um dia com promessa de momentos inesquecíveis em Teresópolis. As atrações musicais são Bernardo do Espinhaço, Gaborges Trio, Salma&Mac (Carne Doce) e Outroeu.
O ingresso custa R$ 150,00 e inclui seguro Roca para atividades outdoor, com meia entrada estendida a todas as categorias. Ele pode ser adquirido pelo site Sympla ( https://www.sympla.com.br/evento/festival-turnexpedicao-24-no-rj/2413914?referrer=www.google.com ). Importante frisar que arte da renda será doada para ações de sustentabilidade no local.
Bernardo, o músico da montanha
Nascido num alto de serra entre as águas mansas da Cordilheira do Espinhaço, Bernardo assina o nome das montanhas que permeiam suas canções. Paisagens de pedras, flores, rios e os povos isolados do sertão ocupam a linguagem do músico também apelidado de “cantor dos montanhistas” ou “músico dos mochileiros”. Bernardo é um homem interessado pelas lonjuras, desde novo se dedica a caminhos e travessias, redescobrindo cenários raros. De lá ele traz a poesia, o violão, o piano, a viola caipira, o acordeão e a flauta transversal. Mas sua linguagem musical converge pra contemporaneidade, e o músico soma sem temor programações eletrônicas, guitarras e toda parafernália capaz de distorcer e modificar o som, tornando-lhe visceral e próprio.
Seus dois primeiros trabalhos, “O Alumbramento de um Guará Negro numa Noite Escura” e “Manhã Sã”, lançados em 2014 e 2015 respectivamente, estiveram presentes em diversas listas de melhores discos do ano, entre elas as do portal G1, Embrulhador, Jardim Elétrico entre outros, e resenhas de sites como Scream & Yell, Rockinpress e a Revista Vermelho. Entre 2003 e 2013 foi o criador e principal compositor do Músicas do Espinhaço. Banda que lançou três discos e teve o maior número de apoiadores e recurso recolhido através de um projeto de música na história do crownfunding em Minas Gerais. Bernardo é parceiro de artistas como o fundador e letrista do Clube da Esquina, Márcio Borges, seu irmão Lô Borges e o cantautor cearense Joaquim Izidro. Está também muito relacionado às causas ambientais, participando ativamente de diversos movimentos pela criação de parques e projetos de sustentabilidade nas montanhas brasileiras.