Os golpistas não param. Entre os diversos tipos de casos de estelionato realizados todos os dias em Teresópolis, um dos que tem ocorrido com muita frequência é o do ‘falso advogado’, onde os pilantras se passam pelos profissionais, entram em contato com as vítimas informando que elas ‘venceram um processo na justiça’ e que, para receber, têm que pagar as custas do processo. A última vítima foi uma teresopolitana que, acreditando que estava conversando com a sua advogada e que teria direito a receber R$ 27 mil referente a um processo contra uma empresa, acabou depositando R$ 12.190,00 na conta de um golpista – valor pago em três transferências via PIX. Os dados do pilantra que recebeu os valores foram informados à polícia.
Preocupada com a situação, a 13ª subseção da OAB Teresópolis, ligada à Seccional do Estado do Rio de Janeiro, tem se mobilizado para combater o golpe. Em entrevista ao Diário, o presidente da subseção, Dr. Édio de Paula Ribeiro Júnior, reforçou a importância de ações preventivas e de orientação da população. “Tem sido uma preocupação muito grande da OAB combater esse tipo de ato criminoso. Estamos continuamente divulgando alertas e orientando os advogados e a população”, afirmou o presidente.
Uma das iniciativas mais recentes foi o lançamento da Cartilha do Golpe do Falso Advogado, disponível no Instagram da OAB Teresópolis. O material é direcionado tanto aos advogados — que têm seus dados usados indevidamente — quanto aos clientes, com dicas de prevenção.
Segundo Dr. Édio, a OAB tem atuado em diversas frentes: “A Seccional do Rio de Janeiro, sob a liderança da presidente Dra. Ana Teresa, está em contato direto com a Polícia Federal, Polícia Civil e com o Tribunal de Justiça, para coibir esse tipo de fraude. Também temos apoio do Conselho Federal da OAB, que promove ações em nível nacional.”
Ainda de acordo com ele, o golpe tem se sofisticado: “Os fraudadores infelizmente vêm se aperfeiçoando. A orientação mais eficaz é: não realizar qualquer pagamento sem confirmação presencial com o advogado. Teresópolis é uma cidade pequena, então é plenamente possível esse contato direto”, reforçou.
Ferramentas para proteção
Além da cartilha, a OAB tem divulgado o uso da plataforma digital ConfirmADV, um site que permite verificar, de forma rápida e segura, se a pessoa que se apresenta como advogada ou advogado possui registro ativo na Ordem.
Caso o cidadão tenha sido vítima de uma tentativa de golpe, ou já tenha realizado um pagamento indevido, é possível denunciar através do canal oficial da OAB Nacional, pelo site: https://fiscalizacao.oab.org.br . Além disso, a Seccional do Rio de Janeiro disponibilizou dois canais diretos — um na Corregedoria e outro na própria OAB-RJ — para denúncias específicas sobre esse tipo de crime. “Fique atento! Desconfie de pedidos de pagamento via WhatsApp, e-mail ou ligações telefônicas. A melhor forma de se proteger é confirmar pessoalmente com o advogado de confiança. A OAB segue firme na missão de proteger a relação entre advogado e cliente e combater esse tipo de estelionato com rigor”, destaca Édio.