Vinicius Barros *
Mesmo no inverno, os termômetros em Teresópolis estão marcando temperaturas surpreendentes. O calor, que batido na casa dos 30 graus, está causando desconforto na população, especialmente para aqueles que sofrem com problemas respiratórios. Além disso, a alta temperatura, fora do esperado para essa época do ano, está movimentando o mercado local com a venda de bebidas geladas e sorvetes.
O calor intenso na estação que deveria ser a mais fria do ano ocorre em consequência da falta de chuvas e queimadas em todo o país. A ausência de precipitação torna o ar mais desconfortável. Com a redução da umidade, há uma maior concentração de poluentes no ar, o que intensifica os sintomas de problemas respiratórios e desconforto geral.
O teresopolitano Dakis Araújo, professor de matemática, falou ao Diário sobre como tem agido nessa estação atípica. “Muita hidratação é fundamental, e é importante proteger o corpo da exposição direta ao sol sempre que possível”. Ele também comentou sobre como o calor tem sido incômodo. “Como professor, normalmente estou em um ambiente protegido, mas tenho me cuidado com a hidratação, já que uso minha voz como ferramenta de trabalho”.
Para Jhonny Michael, comerciante da Várzea, os termômetros marcando como fosse verão trouxeram um impacto positivo nos negócios. “Esse calor tem sido bom para nós, aumentou as vendas de açaí e sorvetes”, pontuou. É importante ter cuidado com a saúde, se hidratando tanto com bastante água e na utilização com protetores solar, pois está previsto manter essa temperatura elevada para esse final de semana.
*Estagiário