Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresopolitanos que quiserem doar sangue serão levados para Petrópolis

Além do voluntariado, quem precisar do serviço pode ainda ter que procurar postos de saúde no Rio de Janeiro

Marcello Medeiros

Em todo período eleitoral, uma das promessas comuns entre muitos dos que almejam cargos públicos é a construção de um hospital municipal, situação que há anos permeia o subconsciente do teresopolitano. Mas, como toda boa promessa política, tal unidade nunca saiu do papel. E, no sentido totalmente contrário desse sonho, a verdade é que, além de não ter um hospital municipal, Teresópolis não tem mais sequer um hemonúcleo. Com a unidade fechada desde janeiro de 2021 e o encerramento da parceria do governo municipal com o Hospital São José para suprir a incompetência da “gestão” para reformar meia dúzia de salas e reabrir a unidade ao lado do CES Várzea, agora quem quiser doar voluntariamente sangue, ou precisar do procedimento para um familiar, terá que procurar atendimento em Petrópolis ou Rio de Janeiro.

Hemonúcleo Municipal, que fica no anexo do CES Várzea, está fechado para reforma desde 18 de janeiro de 2021. Na foto, prefeito vistoriando a obra e prometendo entregar em meados daquele ano. Foto: AsComPMT


Nesta quarta-feira (06), após publicação de reportagem exclusiva do Diário sobre o assunto, o governo municipal informou que temporariamente os interessados serão encaminhados para o GSH Banco de Sangue de Santa Teresa, em Petrópolis (Rua Doutor Paulo Hervê, 1130 – Bingen), todos os dias, das 07h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados. “Aos interessados em realizar a doação de sangue em parceria da prefeitura de Teresópolis e Grupo GSH será oferecido o transporte gratuito de ida e volta saindo do Hospital São José até a inauguração de um novo banco de sangue no município. Duvidas e agendamento do transporte entrar em contato exclusivamente pelo (21) 99695-7470”, informa a PMT.
Também no esclarecimento feito ao Diário, são indicados outros pontos para a doação de sangue enquanto o Hemonúcleo Municipal não for reaberto o GSH Banco de Sangue Serum, no Centro do Rio de Janeiro (Avenida Marechal Floriano, 99), ou GSH Banco de Sangue Serum da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (Av. Ayrton Senna, 2150, Casa Shopping, Bloco P – Lado Península – Barra da Tijuca). Em ambos os casos, nos mesmos dias e horários de Petrópolis.

Quando reabre
Sobre quando será reaberto o Hemonúcleo Municipal, que fica no anexo do CES Várzea e está fechado para reforma desde 18 de janeiro de 2021, a nota oficial da “gestão” diz que o espaço “já possui o alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária Estadual e aguarda o processo de finalização de licitação para aquisição de insumos para a sua inauguração, prevista para o mês de abril”.
A reforma da unidade para doação de sangue foi realizada com recursos de emenda parlamentar do Ministério da Saúde no valor de R$ 223.138,99, liberados e fiscalizados pela Caixa Econômica Federal. Inicialmente a previsão é que a obra seria concluída em meados de 2021, depois passaram para dezembro do mesmo ano. Três anos e dois meses depois, o espaço segue fechado e com nova promessa de reabertura.
Inaugurado em 2001 e com uma média de 200 doações mensais, o Hemonúcleo de Teresópolis atendia o município e as cidades vizinhas de Guapimirim, e São José do Vale do Rio Preto, auxiliando eventualmente hospitais de Nova Friburgo, Magé e até do Rio de Janeiro. O sangue é muito importante para os atendimentos de urgência, a realização de cirurgias de grande porte, o tratamento em pessoas com doença falciforme e talassemias, por exemplo, doenças oncológicas variadas que frequentemente necessitam de transfusão.

Edição 13/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Receita Federal em Teresópolis fala sobre declaração de IR 2024

“Agroturismo”, um convite para novas descobertas em Teresópolis

Direito do Unifeso é avaliado pelo MEC como 4º melhor do estado do RJ entre 94 universidades públicas e privadas

“Tesouros da Serra” prestigia o Fórum Regional de Turismo

Domingos de abril com promoção no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE